Além do Flamengo, Adílio também conquistou o mundo pela Seleção Brasileira de Futsal

05/08/2024, 20:08
Adílio e camisa 8 do Flamengo

Campeão mundial em 1981, Adílio eternizou seu nome na história do Flamengo e no futebol brasileiro. Após encerrar a carreira no futebol, o ídolo rubro-negro, que faleceu nesta segunda-feira (5), se desafiou num esporte bem próximo, o futsal. E a aposta deu muito certo, pois, em 1989, o craque venceu o primeiro Mundial de Futsal organizado pela Fifa.

A relação com a quadra começou bem antes, na trajetória do eterno ídolo rubro-negro. Com incentivo de seu melhor amigo de infância, Júlio César (Uri Geller), o pequeno Adílio, com apenas 11 anos, pulou o muro da sede do Flamengo, na Gávea, buscando uma oportunidade na escolinha de futebol de salão, pois não era sócio do clube. 

Gerson terá o nome de Adílio na camisa em Palmeiras x Flamengo

Atuando como ala-pivô, Adílio usou a camisa 13 na competição disputada na Holanda. O craque marcou dois gols na competição, batendo os donos da casa na final por 2 a 1. Em 2008, o ex-jogador deu entrevista ao UOL e contou detalhes da experiência na modalidade:

“Já havia começado minha carreira no futebol de salão Flamengo desde garoto. Joguei no infanto, na seleção carioca. O Bradesco tinha um time sensacional na época. Meu treinador fazia parte da diretoria do Bradesco. Quando voltei para o Brasil ele me convidou para disputar essa Copa do Mundo por eu já ter uma experiência no salão”, disse Adílio

Experiência como técnico

Adílio também teve experiências como técnico de futebol. Além de passagense pelo Bahrein e Arábia Saudita, o lendário camisa 8 teve sucesso na categoria de base, sendo tricampeão carioca com o Sub-20 do Flamengo, em 2005, 2006 e 2007. Nos últimos anos, o ídolo disputava partidas pelo time master do Mengão, viajando por todo o país.


Tags:
Partilha