Aguirre fala sobre falta de ritmo do Peñarol e indica time titular
O Flamengo inicia uma nova semana em clima de Libertadores da América. Na quinta-feira (19), o Mengão abre o confronto das quartas de final contra o Peñarol, às 19h, no Maracanã, e a expectativa no lado uruguaio também é alta. Após goleada por 4 a 0 sobre o Rampla Juniors, no sábado, o técnico Diego Aguirre falou sobre o momento de sua equipe e inclusive já indicou qual será time titular.
Aguirre citou a falta de ritmo de jogo pelos poucos jogos recentemente. A equipe ficou 15 dias sem jogar entre 21 de agosto e 7 de outubro, em função do luto pela morte de Juan Izquerdo, e depois mais sete dias até a goleada deste sábado. Ou seja, chega para enfrentar o Flamengo com somente dois jogos nos últimos 30 dias. Ainda assim, o treinador também valoriza o tempo para treinar o time.
➕ Flamengo x Peñarol: Alex Sandro, Alcaraz e Plata são inscritos na Libertadores
“Não viemos com continuidade de jogo. Ficamos 15 dias sem jogos e isso nos permitiu treinar à equipe. Correu bem (saldo do período), porque conseguimos vencer e não tivemos lesões”, iniciou Diego Aguirre na coletiva de imprensa.
O treinador também comentou sobre uma possível ausência de Leonardo Fernández contra o Flamengo, pois atacante aparentou sentir dores contra o Rampla Juniors. Mas Aguirre deu a entender que o titular terá condições de jogo, mas sem deixar de exaltar todo o elenco.
“Seria muito feio perder o Leo (para o confronto com o Flamengo), pela importância que ele é e pelo que transmite ao time. Estamos todos ótimos. Não é uma questão dos jogadores que não estarão, porque temos um elenco muito bom.”
Provável escalação do Peñarol contra o Flamengo
Diego Aguirre foi questionado se faria mudanças no time titular para enfrentar o Flamengo no Maracanã. Ele afirma que não pretende fazer grandes alterações no time que está desempenhando bem, já que venceu os dois jogos que disputou recentemente, e vai manter a base titular.
“Não vai ser muito diferente porque as coisas estão indo bem. (…) A questão é chegar ao máximo e tem uma base do time titular que vai se repetir. O importante é que a gente confie porque é um empate de dois jogos e não está definido no Rio de Janeiro.”
Isso significa que o Peñarol começar o confronto com o Flamengo utilizando a formação preferida no 4-4-2. O time na Libertadores costuma ter menos posse de bola, 44,5% de média, mas tem meio-campo de qualidade e velocidade pelos lados para municiar os atacantes quando rouba a bola. Não à toa Léo Fernandez é o líder de assistências da Libertadores, com três, e Maximiliano Silvera é artilheiro: 5 gols.
Sendo assim, a provável escalação do Peñarol para jogo contra o Flamengo é: Washington Aguerre; Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodriguez e Maximiliano Oliveira; Javier Cabrera, Damián Garcia, Eduardo Darías e Jaime Báez; Leonardo Fernández e Maximiliano Silveira.
Mas é importante destacar que existe uma variação já utilizada por Aguirre em jogos fora de casa na Libertadores. Contra o The Strongest, por exemplo, ele mudou o esquema para um 5-4-1 para atuar na altitude de 3.600 metros de La Paz.
Na ocasião, Jaime Báez deixou a equipe para a entrada de mais um zagueiro: Léo Coelho. Destaque também para Gastón Ramírez, experiente meia uruguaio que sai do banco de reservas em praticamente todos os jogos.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.