Adversário na Copa do Brasil, Athletico-PR nasceu querendo ser Flamengo
Flamengo e Athletico-PR disputam mais uma vez uma eliminatória na Copa do Brasil. A recente rivalidade cresceu nos últimos anos e traz de volta uma discussão sobre um passado que divide opiniões: afinal, os dois clubes estão ligados por suas origens rubro-negras? Coincidência ou inspiração?
A verdade é que por mais que os torcedores do Athletico rejeitem a hipótese, o clube paranaense nasceu querendo ser o Flamengo. Fundado em 1924, teve por décadas uniformes, escudos e cores idênticas ao maior clube do Brasil. Até trecho do hino do Mengão foi copiado: “Uma vez Atlético, sempre Atlético”.
Leia mais: Athletico-PR x Flamengo: horário, onde assistir e provável escalação
Fundado três décadas antes, o Flamengo já era o maior Rubro-Negro do país, e obviamente serviu de inspiração. O Athletico-PR surgiu da fusão de outras duas equipes, o América e o Internacional. Os torcedores tentam emplacar a versão de que a identidade do clube nasceu dessa junção dos dois times. Mas não é o que aparece nos jornais da época:
“Tendo como verdadeira imagem o Flamengo, do Rio, os atleticanos aprovaram o uso da camisa igual ao rubro-negro carioca.” Contra fatos não há argumentos, não? Em 2013, Heriberto Machado, historiador com livros publicados sobre o Athletico negou: “Isso não procede. São as cores do América e do Internacional, e também da escola de samba do presidente da época.
Mas como podemos ver, a semelhança é incrível. Esses uniformes abaixo lembram alguma coisa? Até 1987, de longe, era impossível notar a diferença e saber quem estava jogando. Somente em 1988, o Athletico fez uma mudança drástica no escudo e uniforme, alterando para listras verticais.
Escudo também tinha o mesmo formato do Flamengo
Mais recentemente, em 2018, o Athletico-PR fez nova alteração radical em sua identidade virtual. O clube adotou um escudo minimalista e camisas com padrões verticais. Mas na sua fundação, os escudos tinham exatamente o mesmo formato do Flamengo. Listras horizontais em vermelho e preto, e no lugar do CRF, o CAP.
Hoje podem renegar e tentar se dissociar do principal Rubro-Negro do futebol. Mas a história está ai para quem quiser ver. O Athletico do Paraná nassceu querendo ser Flamengo. E na Copa do Brasil 2022, o confronto entre pai e filho acontece nesta quarta-feira (17), na Arena da Baixada, às 21h30. Portanto, quem vencer avança para a semifinal da competição.