Adversário do Flamengo, Grêmio ainda não venceu como visitante no Brasileirão

11/06/2024, 16:19
Everton Ribeiro disputa bola com Fábio em Bahia x Grêmio; adversário do Flamengo, time gaúcho perdeu 2 jogos fora de casa no Brasileirão

O Flamengo se prepara para voltar ao campo nesta quinta-feira (13) em confronto com o Grêmio, no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão. Líder, o Mengão conta com estatística a seu favor antes da bola rolar: encara adversário que faz ano muito ruim como visitante e perdeu os dois jogos que fez fora de casa na liga nacional.

O Grêmio perdeu um dos jogos como visitante justamente no Rio de Janeiro: revés de 2 a 1 para o Vasco na estreia do Brasileirão. Em seguida, viajou para enfrentar o Bahia na Fonte Nova, pela quarta rodada, e retornou com derrota por 1 a 0. Resultados que colocam o time ao lado de Vasco, Fluminense e Corinthians como equipes que ainda não venceram fora de casa no torneio.

➕: Ayrton Lucas desfalca Flamengo contra o Grêmio

Vale destacar que o time gaúcho tem jogos a menos no Brasileirão em função das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Uma dessas partidas adiadas é partida fora de casa contra o Atlético-MG que poderia mudar estatística. No entanto, a estatística atual é de duas derrotas em dois jogos.

Números da Libertadores e do Campeonato Gaúcho corroboram que os jogos fora de casa são um problema para o Grêmio nesta temporada, Afinal, o time soma seis derrotas, três empates e cinco vitórias nos 14 jogos como visitante no ano (42% de aproveitamento). Foram 10 gols marcados e 13 sofridos: saldo de três negativo.

Já o Flamengo, por outro lado, tem no Maracanã sua grande força no ano e possui 66% de aproveitamento como mandante. São 12 vitórias, um empate e apenas uma derrotas jogando no estádio neste ano, sendo que venceu os últimos quatro jogos como mandante. Outro fator impressionante são os 32 gols marcados.

Defesa é grande problema do Grêmio

As derrotas para Vasco e Bahia expuseram um problema que o Grêmio de Renato Gaúcho apresenta desde o ano passado: a facilidade dos adversários chegarem ao gol. Nos dois jogos o time mandante teve mais finalizações que os gaúchos, no caso do Bahia mais que o dobro.

O problema não pode ser explicado por apenas um fator, já que envolve falta de pressão pós-perda, desorganização ao correr para trás, falhas dos goleiros e outros erros. No entanto, o que se repete é que os rivais do Grêmio conseguem levar perigo com frequência e, fora de casa, equipe não mostra força para recuperar resultados.

Contra o Vasco, por exemplo, o Grêmio permitiu nove finalizações e sofreu dois gols em lances de erros na marcação em bola parada. Já contra o Bahia foram 14 chutes contra a meta do Grêmio, e o gol saiu após erro na saída de bola. Apesar de sete jogadores defenderem a área contra cinco do Bahia, Everton Ribeiro encontrou Everaldo livre, e o atacante cortou marcação que chegou e finalizou no ângulo.

Ou seja, é importante que o Flamengo tenha volume ofensivo na partida desta quinta-feira e mantenha a bola sempre próxima ao gol adversário. O histórico do adversário mostra que é o caminho mais viável para deixar o campo com os três pontos.

Flamengo dá baile no Grêmio jogando no Maracanã

A vantagem rubro-negra no Maracanã não será uma novidade, muito pelo contrário. Afinal, o Mengão tem dominado o time gaúcho quando joga em seus domínios e o histórico dos últimos seis anos deixa esse fato claro. Afinal, desde 2018, são sete vitórias rubro-negras, um empate e uma vitória do Grêmio.

Fla saiu vencedor em partidas válidas por Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Foi nas semifinais torneio continental, aliás, que o Mais Querido aplicou goleada histórica de 5 a 0 sobre o rival no Maracanã.

Jogo que contribuiu para o saldo positivo de 15 gols sobre o time gaúcho, já que foram 18 gols marcados e somente três sofridos.

  • Flamengo 1 x 0 Grêmio- Copa do Brasil 2023
  • Flamengo 3x 0 Grêmio-Brasileirão 2023
  • Flamengo 0 x 1 Grêmio- Brasileirão 2021
  • Flamengo 2 x 0 Grêmio- Copa do Brasil 2021
  • Flamengo 1 x 1 Grêmio- Brasileirão 2020
  • Flamengo 5 x 0 Grêmio- Libertadores 2019
  • Flamengo 3 x 1 Grêmio- Brasileirão 2019
  • Flamengo 2 x 0 Grêmio- Brasileirão 2018
  • Flamengo 1 x 0 Grêmio- Copa do Brasil 2018

Bem como mandante, Flamengo também dá trabalho na Arena do Grêmio

A dificuldade que o Grêmio deve encontrar no Maracanã não será bem uma novidade e contrasta com o bom desempenho que o Rubro-Negro apresenta na casa do rival nos cinco anos. Desde 2019, o Fla mantém um aproveitamento de 66% jogando na Arena do Grêmio.

O último jogo foi de derrota para o Mais Querido, 3 a 2 pelo Brasileirão 2023. Mas o histórico é muito favorável ao Mengão. Entre 2019 e 2021, foram três vitórias rubro-negras e um empate por Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.

Derrota no Brasileiro de 2021 encerrou sequência, mas ainda ocorreram um empate e uma vitória do Flamengo antes da derrota em 2023.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.