Além da Adidas, Flamengo já teve outros 3 fornecedores; relembre

03/04/2024, 15:46
Atualizado: 03/04/2024
Flamengo já foi patrocinado pela Adidas, Nike, Umbro e Olympikus

Após rumores de uma quebra da parceria entre Flamengo e Adidas, a renovação da marca esportiva parece encaminhada no clube. A Puma foi uma das interessadas em virar a nova fornecedora, mas as negociações não foram para frente.

A escolha da Puma seria inédita na história do Flamengo, que já teve outros três fornecedores de uniforme, além da Adidas. Relembre quais foram e quanto tempo durou cada contrato:

Flamengo marca votação de novo contrato com a Globo

Primeira Era Adidas

Zico em 1981. Foto: Reprodução

A Adidas foi justamente a primeira marca a confeccionar Mantos Sagrados. O Flamengo fechou a parceria na década de 70, e se manteve até 1992. Ou seja, a Adidas acompanhou o Flamengo nos melhores anos do clube, quando o Rubro-Negro venceu sua primeira Libertadores, Mundial e Brasileirão.

Era Umbro

Romário em 1995. Foto: Reprodução

Depois do fim de contrato com a Adidas, o Flamengo assinou com a Umbro, em 1993. Uma das camisas mais icônicas do clube foi confeccionada pela marca em 1995, ano do centenário do Flamengo, levando a logo “FLA100” na manga. A parceria chegou ao fim em 99.

Era Nike

Adriano em 2009. Foto: ANTONIO SCORZA/AFP via Getty Images

A Nike surge dando o start dos anos 2000 ao Flamengo. A parceria ficou até 2009, com o Mengão se tornando hexacampeão brasileiro após campanha inesquecível. É difícil um rubro-negro não assimilar Flamengo e Nike ao Manto de 2009, principalmente com o nome de Adriano nas costas.

Era Olympikus

Léo Moura, Angelim e Juan em 2010. Foto: Divulgação

Já a Olympikus teve a passagem mais curta entre as fornecedoras. Ela trabalhou para o Flamengo entre 2009 e 2013, ou seja, apenas quatro anos. E teve mais erros do que acertos. Afinal, uma das camisas mais conhecida desse período nada tem a ver com o tradicional vermelho e preto. Em 2010, a Olympikus tentou inovar e lançou um terceiro uniforme nas cores azul e amarelo. A ideia não pegou bem entre os torcedores.

Segunda Era Adidas

Gabigol em 2019. Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Ainda em 2013, o Flamengo trocou a Olympikus para voltar a ser patrocinado pela Adidas. E mais uma vez, a marca participou de momentos históricos do Rubro-Negro, como na década de 80. Com as três listras no Manto, o Flamengo viveu seu melhor período pós-Zico a partir de 2019.


Compartilhe