A saída de Gerson para o Olympique de Marseille deixou uma lacuna no setor de meio-campo do elenco rubro-negro e foi no momento em que o antigo camisa 8 se preparava para partir até a França que o nome de Thiago Mendes ganhou força.
Enquanto para o time um único nome vem ganhando força, para os torcedores o códigodebônus.com listou algumas das melhores casas de apostas para acompanhar os próximos jogos do Flamengo. Se será com o Thiago Mendes em campo, ainda não sabemos.
O volante de 1,80 de altura, revelado pelo Goiás, está na Europa desde 2017, quando foi contratado pelo Lille. Dois anos depois, Thiago chegou ao Lyon como uma contratação de peso, justificada pelo seu preço: 25 milhões de euros.
Com contrato assinado até 2023, Thiago Mendes recebe cerca de 300 mil euros por mês na França, valor que ultrapassa a casa do milhão numa conversão simples de euro para real, e o time francês não parece disposto a negociar o jogador por um valor tão baixo, algo que complica a vida do Flamengo na negociação.
O valor é tão elevado que esfria o avanço nas negociações e até permite com que outros times entrem na briga pelo volante. De acordo com a imprensa da Rússia, o Krasnodar é uma das equipes interessadas nos serviços do meia e até começou a negociação com os agentes de Thiago.
Da parte do jogador, o interesse é o retorno para o Brasil. Ativa nas redes sociais, Kelly Mendes, a esposa de Thiago Mendes, já havia publicado que estava de retorno para o Brasil e conversou sobre a volta ao país com seus filhos em vídeo.
Mesmo fazendo jogo duro, o Lyon já havia deixado a sua posição no mercado bem clara: Thiago Mendes está disponível para ser negociado. No final de maio, Juninho Pernambucano, o diretor esportivo da equipe francesa, foi bem claro sobre o assunto numa entrevista dada para o canal de TV oficial do clube.
“Se recebermos uma proposta, vamos escutá-la e já conversamos com Thiago sobre isso. Talvez o ideal seja a sua saída e ele também tem o desejo de partir”, declarou Juninho para a OLTV.
Ainda sobre Thiago, Juninho falou sobre a dificuldade do jogador em se impor com a camisa do clube: “Ele estava comprometido e teve problemas fora dos gramados. Conversei com sua esposa e seus agentes, tentei resolver a situação e ele foi profissional”.
Por outro lado, o diretor também explicou o motivo pelo qual Thiago Mendes jogava mesmo sem brilhar como outros nomes: “Ele é um jogador potente. Não parece, é verdade, e ele não se movimenta muito como outros. Thiago fica mais posicionado na frente da defesa. Mesmo se não fez uma grande temporada como no Lille, ele melhorou no último ano. Em alguns jogos, você precisa de mais malandragem no meio-campo e ele é o único capaz de dificultar o jogo. Bruno Guimarães, Maxence Caqueret, Lucas Paquetá e Houssem Aouar precisam evoluir nisso. Não há gentileza no mais alto nível, principalmente no meio, onde existe muita batalha e disputa pela bola. Thiago é capaz de adicionar isso ao jogo”, completou Juninho.
Se a situação não anda há dias, o cenário pode mudar. Com dificuldades financeiras, o Lyon precisa vender e liberar espaço na folha salarial. Com um bom salário e um valor de mercado capaz de ajudar o clube financeiramente, Thiago não deve continuar por muito tempo na França.