Assim como nas duas edições anteriores, o Campeonato Estadual de Basquete 2015 foi disputado por apenas três equipes: Flamengo, Macaé e Botafogo. O clube Alvinegro investiu no basquete e inseriu-se na competição novamente. Certamente o basquete do Rio de Janeiro estava limitado à essa competição, começou a funcionar como uma pré-temporada para o NBB onde os times competem fortemente. No entanto, o Flamengo não quis encerrar o seu ciclo hegemônico e brigou dentro de quadra para garantir seu lugar na final durante a fase classificatória.
Mais uma vez invicto, liderou a tabela com tranquilidade seguido de um antigo rival, Macaé. Ambos já haviam disputado o troféu em 2013 e 2014, todos com triunfo Rubro-negro. Dessa vez, jogaram nos ginásios Hélio Maurício e Juquinha (Macaé) nos dias 21 e 29 de outubro. Duas partidas suadas garantiram, com muito esforço, mais uma conquista para a Gávea além de um presente de aniversário para o pivô JP Batista. No primeiro jogo, o Fla teve dificuldades no segundo e terceiro quarto, apenas no último ampliando uma vantagem maior. Já no segundo se complicou no primeiro quarto, porém, reagiu a partir da segunda etapa. Marquinhos e Olivinha foram os maiores pontuadores.
Final:
21 de outubro - Flamengo 71 x 64 Macaé
29 de outubro - Macaé 66 x 76 Flamengo
Time: Olivinha, Danielzinho, Gabriel, Gegê, Jason, Mayinsse, João Felipe, JP Batista, Iglesias, Luiz Otavio, Marcelinho, Marquinhos, Pedro e Rafa Luz
Téc: José Neto.
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN