A primeira decisão: Flamengo estreia na Libertadores contra o River

28/02/2018, 01:34
Atualizado: 14/02/2025

Sonhando com o bicampeonato e querendo exorcizar o "fantasma da fase de grupos", o Flamengo inicia hoje (28) sua caminhada na Libertadores da América 2018. E logo na estreia terá pela frente o River Plate (ARG), adversário mais complicado do Grupo 4 - que também conta com Emelec (EQU) e Santa Fé (COL). A partida acontece no Engenhão, sem torcida devido a punição por causa dos incidentes na final da Copa Sul-Americana do ano passado, às 21h45 (Acompanhe o Tempo Real no Twitter do Mundo Bola).

O Flamengo chega para o confronto descansado, após poupar seus titulares no clássico do último sábado, contra o Fluminense. Dos que estiveram em campo na derrota por 4 a 0, apenas o goleiro Diego Alves começará jogando contra o River. Esta será apenas a terceira partida do arqueiro na temporada, que retornou de lesão no jogo contra o Madureira.

O grande desfalque do Rubro-Negro para o jogo fica por conta do volante Cuéllar. Ele foi suspenso por dois jogos pela CONMEBOL, após ofender o árbitro na final da Sul-Americana. O técnico Paulo Cesar Carpegiani confirmou que Jonas substituirá o colombiano.

 

Com boas atuações no Carioca, Jonas supera concorrência e será titular na Libertadores

 

Outra importante perda para a partida é a ausência da Nação. Entretanto, o atacante Henrique Dourado acredita que 12° jogador do Flamengo estará ajudando, em outro lugar. "Será diferente porque não teremos o incentivo da nossa torcida. Mas, como deixei claro, acho que cada torcedor estará em suas casas mandando energias positivas para nos e faremos de tudo para conquistarmos a vitória", afirmou o Ceifador, em coletiva na tarde de ontem.

Elenco cascudo na Libertadores?

Somados todos os jogos disputados pela Libertadores entre os jogadores do elenco do Flamengo, contanto até mesmo passagens por outros clubes, a equipe possui 245 jogos na bagagem. É o quinto time brasileiro com mais jogos, ficando atrás de Palmeiras (434 jogos), Cruzeiro (428), Grêmio (362) e Corinthians (313), segundo o Footstats.

Dos 18 jogadores rubro-negros que já estiveram em campo na competição, 4 já levantaram o troféu: Réver (Atlético Mineiro), Pará (Santos), Marlos Moreno e Berrío (ambos pelo Atlético Nacional).

Leia também: Planejamento, elenco e reforços: vice-presidente de futebol do Flamengo fala com exclusividade para o Mundo Bola

O adversário

O River Plate chega para a Libertadores pressionado por conta da péssima campanha no Campeonato Argentino. A equipe do técnico Marcelo Galhardo é apenas a 20° colocada na competição que conta com 28 times - fez 19 pontos em 17 jogos. A diferença para o líder Boca Juniors é de 24 pontos.

Em um elenco que conta com os badalados Scocco e Pratto, o grande destaque da equipe argentina vem sendo o volante Leonardo Ponzio, de 36 anos. Grande pilar da equipe de Galhardo - titular e inegociável desde a chegada do técnico -, ele marca muito bem e sabe avançar ao ataque com qualidade.

 

Volante Ponzio é peça fundamental no esquema de Galhardo

 

O River venceu a Libertadores em três oportunidades, a última em 2015. Na edição passada, foi eliminado na semifinal, para o Lanús.

Leia também: Tricampeão em 2015, semifinalista em 2017 e decepção em 2018: a recente trajetória do River Plate

Retrospecto

O Fla enfrentou a equipe argentina em 15 oportunidades e o retrospecto é favorável ao Rubro-Negro: 7 vitórias, 2 empates e 6 derrotas.

O desempenho fica ainda melhor quando o mando é do Mais Querido: em 7 jogos, foram 5 vitórias. Entretanto, as duas derrotas aconteceram nos dois últimos jogos, ambas por 2 a 1, na Copa Mercosul de 2000 - a primeira na fase de grupos, a segunda nas quartas de final. Julio Cesar e Juan estiveram presentes em ambas, e este último gosta de marcar gols no River Plate (em três jogos, balançou as redes duas vezes).

Provável escalação

Diego Alves; Trauco, Réver, Juan e Rodinei; Jonas, Paquetá, Diego Ribas, Everton e Éverton Ribeiro; Henrique Dourado.

Arbitragem

O árbitro peruano Michael Espinoza apita a partida, juntamente com os auxiliares Jonny Bossio e Coty Carrera.

Foto de destaque e divulgação: Gilvan de Souza / Flamengo