A hora e a vez de Matheus Cunha no Flamengo

08/05/2023, 19:55
Com a lesão de Santos na última rodada contra o Athletico-PR, o jovem goleiro Matheus Cunha pede passagem pela titularidade no Flamengo

Com a lesão de Santos na última rodada contra o Athletico-PR, o jovem goleiro Matheus Cunha pede passagem pela titularidade no Flamengo. O goleiro de 21 anos pode ter o momento crucial de sua carreira mesmo sob a possibilidade de não seguir pelo Flamengo. Matheus Cunha atuou em sete jogos nesta temporada, sendo 6 deles como titular. Aliás, o goleiro não deixou a desejar embaixo das traves e foi peça fundamental na vitória do clássico contra o Botafogo.

Matheus Cunha tem diversos pontos a seu favor. O goleiro já mostrou não se abater em jogos grandes, fazendo boa atuação até no Fla-Flu em que o Mais Querido saiu derrotado por 2 a 1. No momento de maior questionamento entre o goleiro titular em baixa e a incógnita em relação a Rossi, o goleiro pode se destacar com Sampaoli se ele mostrar uma característica crucial em seus goleiros: a boa técnica com os pés.

Leia também: Árbitro de Flamengo x Goiás se envolveu em grande polêmica no Brasileirão 2022

Conhecendo Matheus Cunha

Nascido na cidade de Tupi Paulista em 24 de maio de 2001, o goleiro defendeu a meta das categorias de base do São Paulo, onde começou sua carreira, aos 14 anos de idade. Ademais, Cunha foi convocado algumas vezes para a seleção de base. Matheus Cunha ficou no São Paulo por 5 anos, quando decidiu jogar no Flamengo, mesmo com outras propostas.

Cunha optou pelo Flamengo e afirma que fez a escolha certa. De acordo com o goleiro, a grandeza do clube e o projeto apresentado foram determinantes para a escolha do goleiro. Além disso, o jovem goleiro se orgulha dos momentos em que compartilhou com Santos e Diego Alves: “São dois grandes goleiros e com muita experiência. Para mim, é um orgulho ter convivido com o Diego Alves no período em que esteve no Flamengo”, afirmou em entrevista para o Uol Esportes.

Como Matheus Cunha pode virar preferido de Sampaoli

O técnico argentino Jorge Sampaoli é entusiasta de goleiros que jogam com os pés, quase que como líberos. Ainda que tenha deixado o clube no final da temporada de 2020, foi de Sampaoli a ideia de contratar o goleiro Éverson, que era do Ceará, para defender a meta do Atlético-MG. O arqueiro foi peça fundamental junto a Hulk e outros grandes nomes na conquista dos títulos da equipe alvinegra em 2021.

No Flamengo, é perceptível que Santos não se sente muito confortável fazendo essa função. O goleiro experiente não tem em suas melhores características a saída com os pés e ficou evidente no Flamengo. Após a falha no gol do Athletico-PR e levar um susto contra o Botafogo devido a um erro de passe na saída de bola, a torcida já entendeu que atuar quase como um líbero não é o forte de Santos.

Portanto, com a lesão de Santos e a chegada de Rossi prevista apenas para junho, a tendência é que Matheus Cunha assuma a vaga. Mas, além disso, o goleiro que declarou ser fã de Ederson, do Manchester City, tem em seus principais fundamentos a saída com os pés. Na mesma entrevista, Matheus Cunha justificou a admiração em Ederson por toda a carreira vitoriosa e, também, pela qualidade do arqueiro brasileiro de sair jogando. O atleta é um dos pilares do esquema do espanhol Pep Guardiola.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.