80 anos do primeiro Tri Carioca: Flamengo homenageia Valido com participação de Evaristo

29/10/2024, 19:48
Agustín Valido, entrou para a história como ídolo do Flamengo

Há 80 anos, o Flamengo conquistava o seu primeiro tricampeonato Carioca da história. Nesta terça, pelas redes sociais, o clube homenageou o momento histórico, marcado pelo gol do argentino Valido diante o Vasco, no finalzinho do jogo em 1943. A homenagem contou com a participação de Evaristo de Macedo, lenda do Mengão.

As conquistas dos Cariocas de 1942, 43 e 44 representaram o auge do Flamengo naquela década. E apesar dos dois primeiros títulos tivessem vindo de forma mais contundente, a conquista de 1944 é uma das mais lembradas da história rubro-negra.

Flamengo deve ir com força quase máxima para pegar o Internacional; veja o provável time

O gol de cabeça do argentino Agustín Valido, é um símbolo até hoje de tudo que representa o Flamengo. Raça e heroísmo, sem perder toda categoria. Pontos esses descritos por Evaristo de Macedo, que tinha Valido como ídolo, e estava na Gávea quando o jogador subiu para balançar as redes do Vasco, aos 41 minutos do segundo tempo.

“Há exatos 80 anos, em 29 de outubro de 1944, um dos principais valores do rubro-negrismo acontecia diante de olhares apaixonados – uma vez e sempre. Agustín Valido, argentino apaixonado pelo Flamengo, eternizaria os minutos finais como terreno rubro-negro. O primeiro tricampeonato estadual da nossa história”, descreveu o Flamengo em postagem.

Gol místico de Valido pelo Flamengo tem lenda por trás

Após marcar época no Flamengo, e já se provar ídolo da Nação, Valido se aposentou justamente em 1944, aos 30 anos. No entanto, demonstrando toda sua paixão e consideração pelo Rubro-Negro, mesmo tendo nascido em Buenos Aires, na Argentina, o atleta voltou ao time na reta final do Carioca para não só jogar, mas trazer o gol do Tri.

Reza a lenda ainda, que Valido atuou naquela partida com febre e dor no corpo todo, isso devido ao jogo passado, contra o Fluminense, que marcou sua reestreia pelo Flamengo, quase que de surpresa. Mesmo assim, isso não impediu que aos 41 minutos do segundo tempo, subisse mais alto que qualquer um dentro da área vascaína, e eternizasse seu nome na história.


Partilha