7 zagueiros que podem jogar no Flamengo

23/05/2023, 16:40
Yerry Mina comemora gol do Everton

Atento ao mercado da bola, o Flamengo já iniciou os trabalhos em busca de novos reforços para a próxima janela de transferências. E de acordo com Eric Faria, Sampaoli quer a contratação de mais um zagueiro para o elenco. Isso porque o treinador não conta com Pablo e Rodrigo Caio e entende que precisa de mais uma opção no setor.

Ainda de acordo com o jornalista, Pablo e Rodrigo Caio não devem ter espaço com o treinador; o primeiro por uma questão de estilo de jogo e o segundo por questões físicas, já que avaliação da comissão técnica é de que o defensor não consegue mais ser o jogador que já foi.

Leia mais: Fla corre atrás de substituto de Arrascaeta; veja motivo e relembre candidatos

Sendo assim, o MRN listou alguns zagueiros bons e acessíveis.. Confira alguns nomes que poderiam ser procurados pelo Flamengo.

Lucas Veríssimo

Um dos maiores sonhos dos torcedores do Flamengo para a posição, Lucas Veríssimo é o primeiro jogador da lista. O defensor do Benfica já teve seu nome ligado ao Flamengo nas últimas janelas e seria um reforço de peso para o time de Jorge Sampaoli. O treinador argentino e o zagueiro de 27 anos, inclusive, trabalharam juntos no Santos em 2019.

De acordo com o jornal “A Bola”, de Portugal, Lucas Veríssimo está na lista de dispensáveis do Benfica, que busca um empréstimo ou uma oferta em definitivo pelo atleta. Ainda segundo o jornal, o clube português tentaria recuperar os 6,5 milhões de euros investidos em sua contratação.

Cotado para disputar a Copa do Mundo de 2022 pela Seleção Brasileira, Lucas Verissimo sofreu uma grave lesão no joelho em novembro de 2021 e precisou passar por uma cirurgia.

Yerry Mina

Campeão Brasileiro pelo Palmeiras em 2016, Mina foi um dos principais defensores do país enquanto atuou no Brasil. No Everton desde 2017, o colombiano está de saída do clube inglês, já que seu contrato termina no dia 30 de junho e as partes não conversam por uma renovação.

Sendo assim, o colombiano de 1,95m poderia chegar ao Flamengo sem custos de transferência, apenas por luvas e pelos salários. Aos 28 anos, o zagueiro que já disputou Copa do Mundo é destro, joga pelo lado direito da defesa e poderia fazer uma grande dupla com Léo Pereira.

Marlon

Revelado pelo Fluminense, Marlon é outra opção acessível para o Flamengo na próxima janela de transferências. Aos 27 anos, o zagueiro, que já passou por Barcelona, Nice, Sassuolo e Shaktar, hoje veste a camisa do Monza, da Itália.

Marlon está no Verona por empréstimo, mas seu contrato se encerra ao final desta temporada europeia, no dia 30 de junho. Vale lembrar que a Fifa autorizou os jogadores a suspenderem seus contratos com times russos e ucranianos até 30 de junho de 2024. Sendo assim, o defensor também poderia chegar sem custos ao Mais Querido.

Conhecido por ser um zagueiro construtor e de velocidade, Marlon se encaixa perfeitamente no modelo de Jorge Sampaoli. Cabe no Flamengo?

Luan Peres

28 anos, 1,90m e canhoto. O zagueiro Luan Peres, que se destacou com a camisa do Santos sob o comando de Jorge Sampaoli, já foi um pedido do argentino em outro clube. Quando comandava o Olympique de Marseille, em 2021, o treinador indicou e levou o defensor para o clube francês.

Hoje no Fenerbahçe, Luan Peres já deixou clara a sua admiração por Sampaoli em entrevista à ESPN, em 2021: “Ele é um baita treinador e no Santos só não foi campeão porque o Flamengo estava em um ano atípico. Fizemos uma pontuação para ser campeões. Todos sabem do bom trabalho que faz, e os jogadores entendem a filosofia dele”, disse.

Com contrato até 2025, o Flamengo teria que negociar com o clube turco pela sua contratação, mas seu valor de mercado, segundo o transfermkt, é de 5 milhões de euros.

Otamendi

Com contrato em vigência com o Benfica até o dia final de julho, o argentino Nicolás Otamendi não vai renovar e deixa o clube português ao final da temporada europeia. Aos 35 anos, o zagueiro campeão da Copa do Mundo do Catar com a Argentina foi indicado por Jorge Sampaoli ao Flamengo, mas está perto de outro clube.

Especulado no Mais Querido, Otamendi negocia com o Al Saad, do Catar, mas ainda não está confirmado no seu novo clube. Sendo assim, caso o Flamengo queira contar com o jogador que se destacou na atual edição da Champions League precisará ter pressa.

Com carreira sólida no futebol europeu, com grande história no Manchester City, Otamendi seria capaz de agregar ao Flamengo apesar da idade avançada. Nesta temporada, por exemplo, o defensor disputou 30 partidas pelo Benfica na Liga de Portugal, todas como titular, e foi um dos melhores da competição.

Lyanco

Alvo do Flamengo em outras janelas de transferências, Lyanco seria mais uma boa opção para a defesa de Jorge Sampaoli. O zagueiro de 1,87m surgiu no São Paulo e, com passagens pela Seleção Brasileira de base, se transferiu para o futebol italiano, onde atuou pelo Torino e Bologna.

No Southampton desde 2021, Lyanco desperta o interesse de diversos clubes brasileiros, e teve seu nome ligado ao Vasco no inicio desta temporada, mas o time da Premier League não quis abrir negociações. Zagueiro jovem, de imposição física e de velocidade, o jogador de 26 anos se enquadra no perfil pedido por Jorge Sampaoli.

Lyanco tem contrato até junho de 2025, e seu valor de mercado está avaliado em 4 milhões de euros, de acordo com o Transfermkt.

Junior Alonso

Por último, mais um atleta que já trabalhou com Jorge Sampaoli e que foi indicado pelo argentino em outros clubes. Em 2020, quando vestia a camisa do Boca Juniors, enquanto estava emprestado pelo Nice, da França, Júnior Alonso recebeu uma ligação que mudou o rumo de sua carreira.

Era Sampaoli, que convenceu o zagueiro paraguaio a se transferir para o Atlético-MG. Pelo clube mineiro, Alonso conquistou o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e se tornou ídolo dos torcedores. Hoje no Krasnodar, da Rússia, o zagueiro teve seu nome ligado ao Flamengo nos últimos dias, e não surpreenderia se fosse indicado pelo treinador mais uma vez.

Aos 30 anos, Junior é um zagueiro canhoto, de boa saída de bola e que já conhece o trabalho de Sampaoli e o futebol brasileiro. Seria uma boa para o Mengão?


André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.