7 técnicos livres que podem substituir Jorge Sampaoli no Flamengo
A eliminação vexatória do Flamengo na Libertadores aumentou a pressão sob o trabalho do técnico Jorge Sampaoli. Torcedores detonaram mais uma atuação apática e desorganizada da equipe e pedem a demissão do treinador.
Em um primeiro momento, o Fla optou por manter o técnico no comando da equipe e esperar pelos próximos resultados. No entanto, o Mengão enfrenta São Paulo e Grêmio, respetivamente, e o resultado desses jogos pode mudar a situação atual.
Leia mais: Time de CR7 deve insistir na contratação de Léo Pereira após eliminação do Flamengo
Na reta final da temporada, a diretoria teria que agir rápido para encontrar um substituto. Assim, a diretoria pode optar por técnicos brasileiros livres no mercado, o que certamente desagradaria a torcida. Confira alguns treinadores sem contrato:
Marcelo Gallardo
Marcelo Gallardo certamente é o nome mais comentado entre torcedores do Flamengo após a notícia que Sampaoli pode ser demitido. O treinador multicampeão pelo River Plate está sem clube desde 2022, quando deixou a equipe argentina, e foi visto em praia do Rio de Janeiro na última semana.
No entanto, Gallardo manifestou desejo de treinar times da Europa e afirmou não deve aceitar propostas de clubes sul-americanos no momento. Aliás, o técnico foi especulado no Napoli, da Itália, durante esta janela de transferências.
Carlos Carvalhal
O português Carlos Carvalhal é outro treinador que esteve na mira do Flamengo no passado. Com passagens por clubes da Inglaterra, Portugal e Espanha, o técnico chegou a negociar com o Mais Querido no início de 2022, mas não chegou em acordo com os dirigentes.
Sem clube desde que deixou o Celta de Vigo, em julho, o treinador é bem visto na diretoria rubro-negra e é um nome que agradaria a torcida em momento conturbado. Contudo, Carvalhal tem mercado no futebol europeu, despertou o interesse de clubes da Premier League e seria uma negociação difícil para o Fla.
Tite
Apontado por especialistas como principal técnico brasileiro em atividade, Tite teve seu nome especulado no Mengão após a demissão de Vitor Pereira. Todavia, torcedores rubro-negros criticaram muito a possibilidade.
Tite convocou muitos jogadores do Flamengo durante a preparação do Brasil para a Copa do Mundo do Catar, desfalcando o Rubro-Negro em muitas partidas. No entanto, levou apenas Pedro e Everton Ribeiro para o torneio. Além disso, o técnico afirmou que não irá aceitar propostas do Brasil em 2023.
Rogério Ceni
Campeão do Brasileirão 2020 pelo Flamengo, Rogério Ceni é apontado como a escolha mais provável em caso de demissão de Jorge Sampaoli. Sem clube desde que deixou o São Paulo, Rogério pode pode chegar em acordo com a diretoria mais rapidamente, assim como foi quando substituiu Domènec Torrent.
Por outro lado, os torcedores do Mengão criticavam muito o trabalho do treinador, principalmente no fim da passagem. Além disso, portais apontaram que a relação de Rogério Ceni com o elenco não era boa nos últimos dias de clube, assim como acontece com Jorge Sampaoli.
Tuca Ferretti
Após uma passagem de muito sucesso no Tigres, do México, onde é idolatrado, o carioca Tuca Ferretti teve dois trabalhos ruins que acabaram em demissão: no Juárez e, mais recentemente, no Cruz Azul. Esteve a frente do último até o último dia 7, quando perdeu o cargo.
Tuca tem uma história no México e já afirmou que dificilmente largaria o respaldo e estabilidade que tem no país. Contudo, essa declaração foi dada antes das duas demissões, o que poderia tornar sua volta ao Brasil como algo mais provável. Aos 69 anos, ele tem perfil exigente, que cobra muito os jogadores e costuma mostrar “como se faz”, algo semelhante à Jorge Jesus.
Gustavo Alfaro
Um nome que foi especulado no Flamengo é o de Gustavo Alfaro, técnico argentino que comandou a seleção do Equador na última Copa do Mundo. O treinador está sem clube desde que deixou o time nacional e recebeu propostas de times brasileiros no período, mas recusou.
Aos 60 anos, o experiente treinador tem passagens por clubes como Boca Juniors e San Lorenzo, na Argentina, além do Al Ahli, da Arábia Saudita. No entanto, após a Copa do Mundo, deu a entender que poderia se aposentar do cargo de técnico e virar diretor de clubes ou seleções.
Julen Lopetegui
O espanhol Julen Lopetegui certamente é o nome mais improvável da lista, já que construiu toda sua carreira em clubes e seleções da Europa. Além disso, o momento da temporada não é favorável para uma mudança dessa magnitude para ambas as partes.
O treinador de 56 anos pediu demissão do Wolverhamtpon, da Inglaterra, nesta terça-feira (8). Apesar de pouco provável, o comandante está livre no mercado e poderia ser uma opção caso o Flamengo opte pela saída de Jorge Sampaoli.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.