7 jogadores da Copa do Mundo do Catar acessíveis ao Flamengo
Com a Copa do Mundo chegando ao fim, o foco volta a ser o mercado da bola, enquanto a próxima temporada não começa no futebol brasileiro. Mesmo com os jogadores de férias, a diretoria do Flamengo já trabalha em busca de novos atletas para reforçar o elenco em busca de mais títulos em 2023.
E na Copa do Mundo, além das grandes estrelas do futebol mundial que despontam e já atraem o interesse dos gigantes do futebol europeu, também há boas oportunidades de mercado para reforçar os clubes do futebol brasileiro.
Leia mais: Everton Ribeiro dá recado para Vítor Pereira, técnico do Flamengo
Assim, o MRN separou sete jogadores que foram titulares de suas seleções na Copa do Mundo do Catar, e que são acessíveis para a realidade financeira do Flamengo. Confira:
Seria uma boa para o Flamengo? Destaques acessíveis da Copa do Mundo
Sergio Rochet – Uruguai
Atrás de um goleiro após a saída de Diego Alves e a iminente negociação de Hugo Souza, o Flamengo pode ficar de olho no bom Sergio Rochet, da Seleção do Uruguai. O arqueiro de 29 anos joga no Nacional-URU, e é tratado como unanimidade no seu país. O goleiro foi titular na Copa do Mundo, e apesar da eliminação precoce, teve um bom desempenho.
O jogador já teve passagens pelo futebol europeu, em times da Holanda e da Turquia, e foi o substituto de Muslera, que defendeu a meta uruguaia nas últimas Copas do Mundo. O seu valor de mercado é avaliado em 4 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt.
Ángelo Preciado – Equador
Especulado no Flamengo para a próxima temporada, o lateral-direito do Equador seria um nome para repor a saída de Rodinei, que foi para o Olympiacos. Atualmente no Genk, da Bélgica, Preciado está avaliado em 3,2 milhões de euros, e já pode assinar um pré-contrato com outro clube.
Douglas Fortunato, analista do MRN, já deu sua opinião sobre o lateral em uma matéria que avaliava possíveis nomes para a posição: “Preciado é um lateral bem agudo, que gosta muito de chegar ao fundo. Ele finaliza bem de fora da área, tendo feito alguns gols assim. Eventualmente pode atuar como ala. Tem até boa recuperação/recomposição, mas sem bola tem alguns problemas. Dos nomes da lista ele é um dos melhores, mas acho difícil conseguir contratar ele após a Copa. Acho que ele é superior ao Rodinei sem bola”.
Héctor Moreno – México
Em terceiro lugar, a opção é Héctor Moreno, experiente zagueiro da Seleção do México. O jogador de 34 anos está atualmente no Monterrey, do México, após passagem pelo Al-Gharafa, do Catar. No Catar, o México foi eliminado na fase de grupos, com uma derrota para a Argentina, um empate com a Polônia e vitória contra a Arábia Saudita.
Mas apesar da eliminação precoce, Moreno foi um dos destaques positivos da sua seleção. Nos três jogos, o defensor não perdeu nenhum duelo defensivo que disputou (10/10), o que dá uma amostra de como foi seu desempenho na Copa do Mundo. Por conta da alta idade e do contrato que termina em 2023, seu valor de mercado está dentro da realidade do Flamengo.
Bryan Oviedo – Costa Rica
Caso o Flamengo não consiga finalizar a contratação de Ayrton Lucas, o clube pode ficar de olho em Bryan Oviedo, lateral esquerdo que disputou a Copa do Mundo pela Costa Rica. O jogador está atualmente no Real Salt Lake City, da MLS, e fez um bom mundial, apesar da eliminação na primeira fase.
No futebol inglês desde 2017, por Everton e Sunderland, o lateral foi para o futebol dos Estados Unidos na última janela de transferências, como um jogador livre de contrato. Portanto, com características ofensivas, pode atuar tanto como lateral como em uma linha mais ofensiva, como ala, ou até mesmo ponta.
Joel Campbell – Costa Rica
Mais uma opção da seleção da Costa Rica, o folclórico Joel Campbell. Quem não se lembra do atacante que carregou a Costa Rica a uma das campanhas mais inacreditáveis da história das Copas do Mundo, em 2014, quando a sua seleção passou pelo grupo da morte com Uruguai, Itália e Inglaterra, e só parou nas quartas de finais, após perder para a Holanda nos pênaltis.
Campbell pode fazer todas as funções no ataque, mas se destacou por ser um ponta de muita velocidade, força física e chute de longa/média distância. Revelado pelo Saprissa, passou por diversos clubes do futebol europeu, como o Arsenal, Real Betis, Sporting, Villareal, até que nas últimas temporadas está jogando no futebol mexicano. Assim, com contrato até junho de 2023 com o León, já pode assinar um pré-contrato.
Facundo Pellistri – Uruguai
Portanto, a outra opção ofensiva é o ponta Facundo Pellistri, companheiro de Arrascaeta na Seleção do Uruguai. O jogador foi contratado pelo Manchester United em 2020, quando os ingleses pagaram cerca de 8 milhões de euros ao Peñarol pelo jovem que é considerado uma das maiores joias do país. No entanto, não foi utilizado pelo gigante europeu, que o emprestou para o Alavés, da Espanha, na última temporada.
Com contrato até 2025, e depois de seu empresário assumir publicamente que Pellistri não irá continuar no United, o jogador deve estar disponível por empréstimo. É uma boa para o Flamengo?
Enner Valencia- Equador
Para finalizar, o atacante que foi um dos destaques da fase de grupos da Copa do Mundo. Artilheiro do Equador, Enner Valencia chegou a custo zero ao Fenerbahçe em 2020, e hoje é o centroavante titular da equipe de Jorge Jesus.
Com três gols na Copa do Mundo, Valencia só tem contrato com os turcos até junho de 2023, e já pode assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Curiosamente, o atacante já enfrentou o Flamengo duas vezes, quando ainda atuava pelo Emelec, na fase de grupos da Libertadores de 2012. Mas apesar de poder chegar de graça, o atacante deve receber diversas propostas após o seu bom desempenho no Catar.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.