Entre as frentes da crise rubro-negro, uma é destaque desde o ano passado: o departamento médico. O Flamengo sofre com lesões há meses e enfrenta dificuldades para fazer jus aos elogios do setor antes da pandemia. Só em 2022, por exemplo, 20 jogadores dos 30 do elenco já sofreram alguma contusão. Sendo assim, 66,7% dos atletas à disposição de Paulo Sousa.
Em levantamento do Uol Esporte, os dados mostram ainda que Paulo Sousa teve 29 desfalques em 130 dias de trabalho. Além disso, as ausências dos jogadores variam por nove razões: dores (sete), procedimentos cirúrgicos (quatro), traumas (três), desgastes musculares (dois), luxação, quadro viral, entorse e pubalgia.
Leia mais: Rir para não chorar: torcida do Flamengo faz memes sobre Departamento Médico do clube
O jogador que mais esteve no DM foi Bruno Henrique, três vezes. Em seguida, vem Léo Pereira, Diego Alves, David Luiz, Andreas, Isla, Pablo e Filipe Luís com duas aparições cada. Por outro lado, os únicos que ainda não estiveram lesionados em 2022 foram Hugo, Matheus Cunha, Cleiton, Rodinei, Willian Arão, João Gomes, Everton Ribeiro, Diego Ribas, Lázaro e Gabigol.
Diante dessas lesões, Márcio Tannure virou alvo de críticas de rubro-negros, que começaram e pedir um posicionamento do médico. No entanto, o técnico Paulo Sousa é contrário à ideia. “Há necessidade de o médico (Márcio Tannure) fazer uma coletiva? Uma pergunta sincera: os outros clubes fazem esse tipo de coletiva? Na Europa nunca vi necessário uma coletiva de um médico para explicar todas as lesões. Nós informamos todas elas”, disse o português em coletiva pós jogo.
Confira quem são os lesionados do Flamengo
Hoje, o departamento médico rubro-negro conta com sete jogadores. Ao todo, são dois goleiros, dois zagueiros, um lateral e dois atacantes. Então, abrindo o time, tem o titular das copas com Paulo Sousa. O goleiro Santos segue fora por uma lesão nos quadríceps da coxa esquerda. Para fechar a meta rubro-negra, Diego Alves segue em recuperação de uma pubalgia que transformou o Ninho do Urubu em uma panela de pressão.
Para a zaga, Gustavo Henrique tem uma lesão no músculo quadríceps femoral e Fabrício Bruno se recupera de uma operação oriunda de uma lesão ligamentar muito rara no pé esquerdo, abrem a lista. Fechando a defesa, Filipe Luís se recupera uma lesão grau 2 do músculo solear da panturrilha esquerda.
No ataque, Vitinho sofreu uma lesão séria ainda na final do Carioca e faz trabalho com os fisioterapeutas. Por fim, o jovem Matheus França sofreu uma fratura na fíbula da perna direita, na região do tornozelo e se recupera de cirurgia no local.
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro