60 dias para Paris: veja atletas do Flamengo classificados
Faltam 60 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, e a delegação de atletas do Flamengo se prepara para fazer história. O clube tem 10 nomes classificados, lista que conta com algumas das principais esperanças do Brasil por medalhas, promessas e dois possíveis maiores medalhistas olímpicos do país: Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz. Veja mais sobre os classificados do Fla:
A abertura das Olimpíadas será no dia 26 de julho, às 14h30 (horário de Brasília), em cerimônia que será ao longo do Rio Sena. É a primeira vez na história que a abertura acontecerá a céu aberto, e cerca de 326 mil pessoas poderão assistir ao vivo em arquibancadas às margens rio. Ainda não se sabe quem serão os porta-bandeiras, mas há chances reais de atletas do Flamengo serem escolhidos.
➕: Na mira do Flamengo, Oscar marca hat-trick e tira 10 na China
Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane
Com quarteto do Flamengo, a ginástica artística é um dos esportes que o Brasil espera ganhar bom número de medalhas. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa e Lorrane fazem parte da equipe que conquistou classificação no Mundial da Antuérpia e recolocou o país na disputa por equipes de Jogos Olímpicos de Paris. Após ausência em Tóquio, o Time Brasil chega nesta edição como favorito ao pódio.
Repetir a prata do Mundial seria ótimo resultado, mas a Seleção certamente visa briga com os Estados Unidos pela medalha de ouro. Disputa entre Simone Biles e Rebeca Andrade, que deve marcar novo duelo histórico nas disputas individuais, pode também definir o lugar mais alto do pódio por equipes.
Além do quarteto rubro-negro, vale destacar que a ginasta Julia Soares também faz parte da seleção brasileira. A Ginástica Artística Feminina competirá na Bercy Arena de 28 de julho a 5 de agosto.
Rebeca Andrade
Principal atleta olímpica do Brasil atualmente, Rebeca Andrade merece um destaque especial antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Afinal, favorita por quatro medalhas (incluindo de equipes), a ginasta do Mengão pode deixar os Jogos como a maior medalhista olímpica da história do Brasil.
Rebeca é grande destaque no salto, solo e individual geral. A atleta do Flamengo venceu ouro no salto e prata no individual geral nas últimas Olimpíadas, além de ser atual campeã mundial de salto. Mundial que ela conquistou prata nos outros dois aparelhos.
Somando com a provável medalha por equipes, a ginasta é favorita para conquistar quatro medalhas em Paris. Número que a faria deixar a França com seis medalhas olímpicas e maior atleta brasileira, ultrapassando Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco.
Além disso, barras assimétricas e trave são aparelhos mais imprevisíveis, mas a atleta rubro-negra é candidata ao pódio.
Isaquias Queiroz
Isaquias Queiroz se tornou praticamente um sinônimo de medalhas para a canoagem do Brasil, ainda mais em Jogos Olímpicos. Ele foi o primeiro atleta do Flamengo a conquistar vaga olímpica, no Mundial de Canoagem de 2023, e chegará em Paris para defender a medalha de ouro que conquistou em Tóquio.
Classificação por recolocação de vagas e 2023 em rotação abaixo do que já apresentou geraram dúvidas, mas ouro no Mundial de 2024 mostra que Isaquias chegará em Paris para brigar pelo ouro. Competindo na modalidade C1 1000m Masculino, ele busca sua quinta medalha olímpica.
Dono também de duas pratas (C-1 1000 e C-2 1000) e um bronze (C1-500), conquistados na Rio 2016, ele terá a chance de deixar a competição empatado com Robert Scheidt e Torben Grael. O baiano compete entre os dias 27 de julho e 10 de agosto, no National Olympic Nautical Stadium.
Rafaela Silva
A judoca Rafaela Silva é mais uma representante do Flamengo que vai a Paris para tentar aumentar sua coleção de medalhas olímpicas. Ouro em 2016, a atleta foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô no início do ano e está treinando Centro de Treinamento do Time Brasil com restante da delegação.
Rafaela vem em crescente nos meses que antecedem os Jogos, com ouro pan-americano conquistado em abril, e há expectativa que volte a brigar por medalhas em palco de Olimpíada. O judô brasileiro, sempre esperança de medalhas, competirá de 27 de julho a 3 de agosto, na Arena Champ de Mars.
Diogo Soares
O Mengão tem representante também na ginástica artística masculina: Diogo Soares. A promessa de 21 anos disputará sua segunda Olimpíada e foi o único atleta brasileiro que conquistou vaga com pontuação no Mundial da Antuérpia. Em função de 13ª posição geral no torneio, o Brasil pode convocar outro atleta.
Diogo não chega como favorito por medalhas no individual geral, única modalidade que vai disputar, mas tem melhorado de desempenho nas últimas competições e pode conseguir boa colocação. Assim como as Meninas da Gávea, vai competir na Bey Arena entre 27 de julho e 5 de agosto.
Guilherme Caribé
A natação do Time Brasil contará com a juventude e talento de Guilherme Caribé. Grande promessa do Flamengo e do esporte brasileiro, o jovem de 21 anos vai para sua primeira Olimpíada e já pode brigar por medalhas. Ele vai competir em três modalidades: 50 m livre, 100 m livre e revezamento 4×100 livre masculino.
As duas vagas vieram durante o Troféu Brasil de Natação, disputado esse mês. Ele conquistou primeiro a vaga nos 100 m livre ao vencer a prova com tempo de 48s16, o que rendeu chamado para revezamento. Em seguida, voltou para a água e cravou tempo de 21s88 para se garantir também na prova dos 50m livre.
Resultados que mantêm tradição do Brasil de ter um nadador nos 50 m, algo que ocorre desde 1988, quando a prova entrou para o programa olímpico. Além disso, chamado de “novo Cielo”, pode brigar por medalhas se melhorar um pouco os tempos, ainda mais por possíveis ausências de favoritos, como o russo Kliment Kolesnikov.
Caribé entra em ação nas piscinas a partir do dia 27 de julho, e se prosseguir até as finais, pode estender sua estadia na França até 4 de agosto. Nanterre, comuna francesa há pouco mais de 12 km do centro de Paris, sedia a disputa da Natação.
Murilo Sartori
Outro nome rubro-negro na natação do Brasil é Murilo Sartori. Indo para sua segunda Olimpíada da carreira, ele não conseguiu nadar abaixo do índice olímpico durante a disputa do Troféu Brasil e ficaria de fora dos Jogos Olímpicos de Paris. Contudo, campeão dos 200 m livre, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
Ao lado de Fernando Scheffer, Eduardo Moraes e Guilherme Costa, formará equipe que disputará o revezamento 4×200 m livre masculino. Assim como Caribé, entra na água a partir de 27 de julho e pode permanecer até 4 de agosto.
Alejandra Alonso
O remo do Flamengo não poderia ficar de fora das Olimpíadas, e a classificada é uma atleta internacional: Alejandra Alonso. A paraguaia conquistou vaga para as Olimpíadas em março deste ano e vai disputar a modalidade Single Skiff Feminino.
Vale lembrar que ela foi a responsável pelo melhor resultado da delegação do Paraguai em Tóquio 2020, ao ficar na 21ª posição. O remo será sediado no National Olympic Nautical Stadium e acontece de 27 de julho a 3 de agosto.
Convocações devem aumentar lista de atletas do Flamengo nas Olimpíadas de Paris
Os esportes coletivos devem aumentar o número de atletas do Flamengo em Paris 2024. O futebol feminino já está classificado, mas o técnico Arthur Elias ainda precisa divulgar a lista, enquanto o basquete masculino conta com rubro-negros para tentar vaga no Pré-Olímpico.
Cristiane retornou à Seleção Brasileira neste ano e, em bom momento no Flamengo, pode ser uma das 18 escolhas para os Jogos Olímpicos de Paris. Já no basquete, Didi Louzada, Gui Deodato e Gabriel Jaú vão disputar o Pré-Olímpico a partir de 2 de julho. Será a última chance do Flamengo ter mais representantes nas Olimpíadas.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.