5 técnicos que já comandaram Flamengo e Fortaleza

Buscando voltar para liderança do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Fortaleza neste domingo (1º), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 11ª rodada da Série A. A equipe cearense tem 10 pontos, enquanto o Mengão está na segunda colocação, com 21.
➕ Fortaleza é derrotado na Libertadores antes de duelo com Flamengo
Projetando o confronto, o MundoBola Flamengo relembra 5 técnicos que já comandaram ambas as equipes.

SPA/MF Nº 2.100 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Rogério Ceni

Quatro vezes campeão pelo Fortaleza, Rogério Ceni conquistou três títulos sendo treinador do Flamengo: Brasileirão, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca.
Zé Ricardo

A passagem de Zé Ricardo como treinador do Fortaleza durou apenas um mês em 2019. Já no Flamengo, foi quatro vezes campeão na base, incluindo a Copinha, e também conquistou o Carioca de 2017 pelo profissional.
Dorival Júnior

Na temporada de 2005, Dorival comandou o Fortaleza, onde foi demitido na reta final do Campeonato Cearense, após empatar com o Ceará. O treinador já teve três passagens pelo Flamengo, conquistando Libertadores e Copa do Brasil em 2022.
Silas

Após a demissão de Zetti em 2007, o Fortaleza investiu na contratação de Silas, que na época realizaria seu primeiro trabalho como treinador. A passagem no Flamengo aconteceu em 2010, sem deixar saudades. Silas treinou o Fla em um mês, tendo vencido apenas uma partida em dez jogos.
Valdir Espinosa
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/z/A/DaaGN8QhCgQnuNHkmttQ/espinosa.jpg)
Espinosa faleceu em 27 de fevereiro de 2020, mas em sua carreira de treinador, comandou o Flamengo em duas oportunidades. Já no Fortaleza, Valdir trabalhou apenas uma vez.
O estagiário confessa que passou batido por isso, inclusive o relato do Varela.
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 27, 2025
Mas a mudança da rota, a deformação da perna e o próprio relato do mesmo como trouxe o @FalsoNove2 deixam claro que houve o desvio. E aí fica o questionamento do vídeo...#VAR #Flamengo #Palmeiras pic.twitter.com/au4vvYnvsH














