5 jogadores de mercados alternativos que ficarão livres em janeiro

12/12/2023, 22:49
Carlos Vela tem contrato até o final deste ano com o Los Angeles FC e ficará livre para assinar com outro clube

O Flamengo está atento ao mercado e busca nomes para reforçar o elenco em 2024. Após uma temporada vexatória e sem nenhum título, o Rubro-Negro quer encorpar seu elenco e suprir algumas carências importantes, como as duas laterais, por exemplo. Zaga, meio-campo e até ponta-direita são outras posições que o Mengão irá buscar na janela de transferências.

Sendo assim, com a janela de transferências se aproximando, o MRN levantou cinco jogadores de mercados “alternativos” que estarão livres à partir de janeiro. Na lista, apenas jogadores que têm contrato até o final deste ano. Veja abaixo!

Leia mais: Ex-Flamengo: Natan dá linda assistência em vitória do Napoli na Champions

Cabem no Flamengo? Cinco jogadores que ficam livres em janeiro

Carlos Vela

O primeiro nome da lista é o mexicano Carlos Vela, que atualmente defende o Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Com contrato até o dia 31 de dezembro deste ano, o craque de 34 anos, um dos maiores jogadores da história da Major League Soccer (MLS) ainda tem futuro indefinido.

Maior artilheiro da história do clube e segundo com mais jogos, Vela é uma lenda do Los Angeles, mas as partes ainda não chegaram a um acordo pela renovação. O mexicano supriria uma carência do elenco do Flamengo, já que teria sido um pedido do próprio Tite a contratação de um ponta-direita.

Na atual temporada, Vela disputou 39 partidas pela MLS, 27 como titular, em uma média de 61 minutos por partida. Durante o torneio, marcou 9 gols e distribuiu 7 assistências.

Kai Wagner

Saindo da ponta-direita, vamos agora para outra carência do Flamengo, a lateral-esquerda. Atrás de um jogador para a posição após a aposentadoria de Filipe Luís, o Rubro-Negro poderia se reforçar com o alemão Kai Wagner, do Philadelphia Union, da MLS, Estados Unidos.

Revelado pelo SSV Ulm e com passagens por times de divisões inferiores da Alemanha, o jogador chegou aos Estados Unidos em 2019, e se firmou como um dos melhores jogadores da liga em sua posição. Aos 27 anos, o lateral também tem contrato até o final deste ano, e ficará livre para assinar em janeiro.

Especulado no Benfica de Portugal na última temporada, Kai Wagner disputou 29 partidas nesta edição de MLS, todas como titular. Com uma nota média de 7.50, marcou um gol, deu 8 assistências e criou 13 grandes chances. Foram ainda 1.6 interceptações por partida e 2.2 desarmes, com 6.7 bolas recuperadas de média.

Diego Palacios

Outra boa opção de lateral-esquerdo a custo zero é o equatoriano Diego Palacios, companheiro de Carlos Vela no Los Angeles FC. Titular absoluto de um dos principais clubes da MLS há cinco temporadas, Palacios tem contrato até o final deste ano e já anunciou que irá deixar os Estados Unidos.

Em entrevista, seu empresário Esteban Báez afirmou que o jogador recebeu propostas de clubes da América do Sul e da Europa, e apesar de entender que o destino ideal é o futebol europeu, não fechou as portas para os times sul-americanos. Nesta temporada, o lateral fez 37 jogos e deu quatro assistências pelo Los Angeles.

Alexander Aravena

Podendo atuar tanto como ponta-esquerda como ponta-direita e no comando de ataque, Alexander Aravena é um dos “free agents” mais interessantes da próxima janela. Destaque da Universidad Católica, o jovem de apenas 21 anos vem de duas grandes temporadas no futebol chileno, e já atraiu o interesse de outros clubes brasileiros.

Em 2023, foram 34 jogos, com 14 gols e seis assistências, com 36 passes decisivos e 47 dribles certos. Nos últimos dias, veículos informaram que o jogador está na mira do Vasco da Gama, por indicação de Alexandre Mattos, que já observava o jogador no Athletico-PR. Seria uma boa para o Flamengo?

Nicolás Lodeiro

Para finalizar, mais um nome da Major League Soccer, mas agora um nome que já se destacou no futebol brasileiro. Ídolo do Seattle Sounders, o meia Nicolás Lodeiro, que já vestiu as camisas de Botafogo e Corinthians, está de saída do futebol dos Estados Unidos. Com contrato até o final deste ano, o meia já se despediu do seu antigo clube.

Meia-atacante, o uruguaio poderia ser uma alternativa para substituir Arrascaeta durante a temporada. Apesar de estar com 34 anos, Lodeiro disputou 37 partidas com o Seattle Sounders nesta temporada da MLS, com média de 70 minutos por partida.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.