5 jogadores que ficam livres hoje e podem assinar de graça

01/01/2024, 06:05
Atualizado: 14/02/2025
Dalbert olha para a bola do jogo e conduz jogada pela Inter de Milão

2023 se encerrou e um novo ano se inicia. Nessa época do ano, o mercado está mais aquecido do que nunca. Em janeiro, o Flamengo corre para entregar um elenco forte para Tite. Para isso, mira alguns reforços além de Nico de la Cruz. O uruguaio foi o primeiro anunciado, ainda no ano passado.

Com a virada de ano, muitos jogadores ficaram livres. Os contratos se encerraram no último dia do ano. Ou seja, os nomes estão oficialmente livres a partir desta segunda-feira (1º). Agora, podem assinar de forma gratuita com qualquer clube. Para o Flamengo ficar atento, o Mundo Bola trouxe cinco nomes livres no mercado e que ainda não tem acerto com outro clube.

Leia mais: Flamengo no Mercado da Bola: Léo Pereira, Viña e Léo Ortiz

Carlos Vela

O atacante mexicano se consolidou como um dos grandes jogadores do LA FC. O clube não possui tanta história, mas Vela já está entre os grandes. Ele fica livre após ver seu contrato se encerrar no último domingo (31).

Carlos Vela pode jogar como centroavante, mas principalmente como ponta-direita. Antes do LA FC, rodou por clubes tradicionais da Europa. Arsenal e Real Sociedad foram os últimos. Mas a idade avançada de 34 anos é um fator que pesa contra a contratação. Mesmo assim, podendo fechar de forma gratuita, pode ser uma boa peça para compor elenco, dependendo do salário.

No meio de dezembro, o dirigente John Thorrington, do LA FC, falou sobre Carlos Vela. Ele garantia que as conversas aconteciam. Assim, para liberar ou renovar com o atleta. No entanto, o período se encerrou e Carlos Vela ficou livre.

“Estamos conversando com Carlos e seus representantes sobre o que faz sentido para ele e para nós”, disse o dirigente.

No México, os rumores são de que Carlos Vela pode voltar ao país. No entanto, o futuro do atacante segue indefinido e o Flamengo pode tentar negociar com o jogador.

Dalbert

Em busca de um lateral-esquerdo, o Flamengo tenta investidas por Juninho Capixaba e Matías Viña. Mas há outros atleta na posição ficando livre. E já no Brasil. Dalbert, que teve rápida passagem pelo clube em 2013, está de saída do Internacional.

O jogador estava na Europa e defendeu a Inter de Milão. Em 2023, foi para o Internacional. Mas o contrato curto chegou ao fim. Mas o Flamengo precisaria agir rápido caso quisesse contar com o jogador. Isso porque o São Paulo já negocia com o atleta e pode efetivar a contratação. Mas não tem nada fechado e o Mengão pode atravessar.

Antes de ir para o Internacional, Dalbert foi oferecido ao Vasco. O jogador foi subido por Dorival Jr em 2013, mas também passou pela base do Fluminense. O Vasco seria seu terceiro time carioca. No entanto, o negócio não aconteceu.

Miguel Trauco

Trauco é mais um ex-Flamengo que está livre no mercado. Além disso, é mais uma opção para a lateral-esquerda. O jogador deixa o San Jose, da MLS, depois de um ano e dois meses. Na temporada, o peruano jogou 31 partidas e marcou três gols.

Miguel Trauco deixou o Universitário e chegou ao Flamengo em 2017. No meio de 2019, deixou o clube para defender o Saint Ettiene, da França. Mas como fez parte do elenco naquela temporada, também é considerado campeão brasileiro e da Libertadores 2019. Seu futuro continua indefinido.

Diego Costa

‘Brigado’ com o Botafogo, Diego Costa está livre para assinar gratuitamente. O jogador marcou três gols em 15 jogos e pode ser uma opção para composição de elenco. Assim como Carlos Vela, a idade avançada é um fator a se pensar. São 35 anos de estrada, mas passagens por gigantes como Chelsea e Atlético de Madrid.

O Botafogo recebeu Diego Costa na metade de 2023. No fim do ano, tentou renovar com o jogador. Mas o atacante fez algumas exigências que o clube não quis atender. O Botafogo entendeu que não faria loucuras pelo jogador. Questões familiares pesaram na negociação para Diego Costa.

O jogador já foi especulado no Flamengo no passado. O atacante, aliás, já falou sobre o Flamengo algumas vezes. A ‘cavada’ aconteceu, mas o clube não contratou. A última vez que o atleta falou sobre o clube foi em 2022.

“No Flamengo? Qualquer jogador jogaria. É normal. O Flamengo tem hoje dois atacantes ‘tops’, isso também é verdade. Os caras estão muito bem servidos. Então é questão de lógica. Não tem o que falar. Não tenho porque falar que não jogaria se acontecesse. Por que não? Ainda mais no Flamengo. Se você vai bem lá, você vira ‘Hollywood'”, iniciou, antes de finalizar:

“Vamos ser sinceros? No Flamengo, quando o time vai bem, tudo favorece. É tipo o Real Madrid (ESP). Na dúvida, vai para o Flamengo. Jogador gosta de torcida, de paixão e de se sentir importante. O Flamengo consegue atingir isso. Em dimensão, o Flamengo é o maior clube do Brasil. Mundialmente, é muito mais conhecido do que qualquer outro clube brasileiro. O fato de ter uma torcida gigantesca também ajuda muito, porque brasileiro viaja bastante”.

Bruno Alves

A zaga é mais um setor que o Flamengo tenta reforçar. Léo Ortiz é o principal alvo. O próprio jogador já falou sobre uma possível vinda. Mas uma opção gratuita é Bruno Alves, que deixa o Grêmio após seis meses no clube. Em 2023, foram quatro gols em 50 jogos. A frequência de partidas conta ponto a favor.

Algumas propostas já chegaram pelo zagueiro nos últimos dias. O Vitória é uma das equipes interessadas. Ou seja, facilmente batida pelo Mais Querido no mercado.


Compartilhe