5 jogadores do Flamengo ficam livres para assinar pré-contrato; veja situação de cada um

Atualizado: 02/07/2025, 16:41
TREINO EM ATLANTIC CITY - STOCKTON UNIVERSITY - 22-06-2025

Com a virada para julho, cinco jogadores do Flamengo que têm contrato até o fim de 2025 estão oficialmente liberados para assinar um pré-contrato com qualquer equipe e sair de graça ao final do ano. A partir de agora, restando menos de seis meses para o fim do vínculo, os laterais Guillermo Varela e Zé Welinton, os zagueiros Pablo, Cleiton e o goleiro Matheus Cunha já podem definir o futuro longe do clube.

Flamengo confirma fratura no pé e Pulgar será operado no Chile

Esses jogadores estão em situações bem distintas no elenco. Varela, por exemplo, é tratado como prioridade pela diretoria e já tem negociações avançadas para renovar o contrato. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Já os outros nomes vivem cenários diferentes: alguns estão afastados desde o início do ano, outros sem espaço ou com futuro indefinido, e esses agora precisam avaliar possibilidades de saída ou acerto com outro clube. Confira:

Varela

Varela comemora gol sobre o Botafogo-PB com os dedos para o céu

Prioridade da diretoria para renovar, Varela já tem conversas bem encaminhadas para um novo contrato. O uruguaio vive boa fase e, com a possível venda de Wesley, será a primeira opção para a lateral direita. Mesmo com tudo avançado, como ainda não houve anúncio oficial, ele segue liberado para assinar com outro clube. Justamente o que faz a diretoria tratar a renovação com atenção. 

Matheus Cunha

Matheus Cunha em treino do Flamengo

Reserva imediato de Rossi, Matheus Cunha tem futuro indefinido. Filipe Luís indicou que vai utilizá-lo apenas na Copa do Brasil. O goleiro de 24 anos já recebeu sondagens de clubes do Brasil e do exterior, mas até agora não houve proposta oficial. A tendência é que ele e a diretoria voltem a conversar sobre o futuro após a janela de julho, isso caso não cheguem propostas relevantes nas próximas semanas.

Pablo

pablo em jogo do flamengo no carioca

Fora dos planos desde o início do ano, Pablo está afastado do elenco principal há meses. Apesar disso, o zagueiro não aceitou abrir mão dos salários que recebe no clube, o que dificulta uma rescisão amigável. Ele pode assinar pré-contrato com outro time, mas o histórico recente com poucos minutos em campo, jogando apenas o início do Carioca com o elenco alternativo, deve pesar contra na hora de buscar mercado.

Cleiton

Cleiton muda feição enquanto passa a bola durante Flamengo x Portuguesa-RJ, no Maracanã chuvoso, pelo Carioca 2025

Outro zagueiro que não faz parte dos planos. Cleiton alterna entre jogos em que fica no banco e outros que não é convocado e, apesar da ida para a Copa do Mundo de Clubes, está sem espaço no elenco. Cenário que o motivou a já comunicar internamente a não renovação de contrato.

Um pré-contrato com outro clube é opção, mas o Flamengo não deve dificultar uma saída imediata caso apareça proposta na janela. O clube pode tentar negociar uma possível compensação para não perder o atleta de graça.

Zé Welinton

Zé Welinton em campo pelo Flamengo no Campeonato Carioca

Também afastado desde o início da temporada, Zé Welinton recusou recentemente uma proposta de um time da Albânia. Ele espera mercado mais expressivo para definir o futuro na próxima janela. Assim como Pablo, está fora dos planos e segue treinando separado do elenco.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.