5 jogadores do Boavista que passaram pela base do Flamengo

19/02/2024, 19:57
Revelado pelo Flamengo, Erick Flores hoje defende o Boavista

Na reta final da Taça Guanabara, o Flamengo enfrenta o Boavista nesta terça-feira (20), pela 9ª rodada da competição estadual. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, e o Rubro-Negro precisa da vitória para reassumir a primeira posição. No entanto, para isso o Mengão terá que lutar contra a famosa “Lei do Ex”.

Isso porque o Boavista conta com cinco jogadores em seu elenco que já passaram pelas categorias de base do Flamengo. Destes, apenas um é titular absoluto da equipe, enquanto outros sequer estão sendo relacionados para as partidas. Veja abaixo os cinco ex-Flamengo.

Ingressos Flamengo x Boavista: vários setores seguem disponíveis

Erick Flores

O primeiro da lista é Erick Flores, o mais famoso dos cinco jogadores do Boavista que passaram pelo Flamengo. O Camisa 10 participou de seis jogos neste Carioca, dois deles como titular, e ainda não balançou as redes. Nesta terça, o meia deve começar o jogo no banco de reservas.

Considerado uma grande joia das categorias de base do Flamengo, Erick Flores foi promovido ao time principal em 2008, aos 19 anos. No Mais Querido, participou das campanhas do Campeonato Carioca e do Brasileirão em 2009, mas deixou o clube em 2010, após perder o espaço no elenco.

Pablo Maldini

Titular absoluto do Boavista, Pablo Maldini deve seguir na equipe e é mais um que vai tentar parar o seu ex-clube no Maracanã. Lateral-esquerdo de origem, o jogador de 23 anos se firmou na zaga do time de Saquarema, e tem atuado por dentro neste Campeonato Carioca.

Parte da “geração 2000” do Flamengo, que teve Vinícius Júnior e Lincoln, Pablo Maldini não foi aproveitado nos profissionais do Mengão e deixou o clube em 2020, com títulos da Copinha e do Brasileirão Sub-20 na bagagem. Antes de chegar ao Boavista, passou pelo futebol de Portugal e da Geórgia.

João Fernando

Outro que foi revelado pelo Flamengo e atualmente defende o Boavista é o goleiro João Fernando, que deixou o Rubro-Negro em 2022 após “polêmica” com Paulo Sousa. Reserva no Boavista, o arqueiro ainda não disputou nenhum jogo em 2024, e tem sido cortado frequentemente das partidas da equipe.

João Fernando chegou ao Flamengo com 10 anos, e acumulou convocações para as seleções de base. Após estourar a idade do Sub-20, subiu para o profissional em 2022, mas ficou de fora dos planos de Paulo Sousa, que só queria trabalhar com três goleiros. Assim, João Fernando desceu para a base mesmo sem poder atuar. No final do ano, rescindiu com o clube e assinou com o Botafogo.

Goleiro João Fernando em treino do Flamengo
Foto: Flamengo / Divulgação

Gabriel Nóbrega

Gabriel Nóbrega teve uma passagem de pouco destaque pela base do Flamengo. O meia da geração 2006 chegou ao clube em 2016, aos 10 anos. O meia, no entanto, deixou o clube em 2018 e assinou com o Corinthians, onde ficou até 2021. O jogador de 17 anos hoje integra a equipe sub-20 do Boavista, mas já com passagem pelo profissional.

Ary Rian

Por último, mais um goleiro do Boavista que passou pelo Ninho do Urubu. Destaque na surpreendente classificação do Verdão de Saquarema na Copa do Brasil, diante do Goiás, em 2021, Ary Rian perdeu espaço devido a grande concorrência no elenco e não tem sido relacionado nas últimas partidas do Carioca.

A passagem de Ary Rian pelo Flamengo foi curta, mas contou com um grave acidente, que quase interrompeu o sonho do menino. Em 2012, quando integrava o time Sub-15, o goleiro de 14 anos sofreu se acidentou após um treino, por conta das péssimas condições do Ninho do Urubu naquela época.

O Centro de Treinamento estava com obras inacabadas ao redor dos campos, e Ary Rian escorregou e caiu em um buraco enquanto corria no Ninho. O jogador se chocou com uma tubulação de concreto, sofreu um corte profundo e levou 33 pontos na perna esquerda.

Depois de deixar o Flamengo, Ary ainda passou pela base do Bonsucesso antes de chegar ao Boavista, em 2016.

Foto: Jornal Extra

Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.