Há 49 anos, mais de 165 mil pessoas viram Flamengo conquistar Carioca sobre o Vasco
No dia 22 de dezembro de 1974, há exatos 49 anos, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca sobre o Vasco em um Maracanã com um dos maiores públicos da história. Liderado por um jovem e talentoso Zico, com 21 anos na época, o Mengão levantou a taça do Estadual diante de 165.358 torcedores.
O Carioca era disputado em três turnos em 1974 e os campeões se classificavam para a fase final do torneio. O triangular final foi formado por América, Vasco e Flamengo, e sorteio dos jogos definiu que o clássico seria o último confronto. Como venceu Fla o América por 2 a 1 e o cruzmaltino apenas empatou, um empate na decisão garantia o título rubro-negro.
Leia mais: Braz detona críticas ao Flamengo: ‘Ilações criminosas’
165.358 pessoas foram ao Maracanã para ver o elenco de jovens do Flamengo enfrentar o time do Vasco campeão brasileiro de 1974. Zico comandava as ações pelo lado do Mengão e quase abriu o placar no início da partida, enquanto Roberto Dinamite era o responsável pelas chances do Vasco. Em jogo emocionante e repleto de chances, o Mais Querido foi campeão após o empate em 0 a 0.
Além do Galinho, o elenco rubro-negro contava com grandes promessas do clube. A zaga contava com Jayme de Almeida, de 21 anos, e Júnior era o lateral-direito titular da equipe aos 20 anos de idade. O meio-campo tinha também o craque e revelação Geraldo Assoviador, que viria a falecer precocemente em simples operação de amígdalas em 1976, com apenas 22 anos.
A partida ficará eternamente marcada como o oitavo jogo com maior público do Maracanã. Após as reformas, o estádio não voltará a receber públicos que ultrapassem as 100 mil pessoas e os recordes já estão definidos.
Zico elege Campeonato Carioca de 1974 como o mais importante de sua carreira
Zico venceu o primeiro de seus sete títulos de Carioca pelo Flamengo em 1972, mas ainda como um jovem que saia do banco de reservas. Ele assumiu a titularidade da equipe de forma definitiva somente no início de 74 e disputou toda a campanha do título como o grande nome da equipe. Assim, o Galinho classifica como o Estadual mais marcante de sua carreira.
“Foi o mais importante por ter sido como titular do time. Lembro de jogos inesquecíveis. Em especial, do triangular final entre América, Flamengo e Vasco, que foram grandes jogos. Vencemos o América, o América empatou com o Vasco e nós empatamos o clássico na finalíssima. Esse foi, sem dúvida, o mais marcante da minha carreira”, disse Zico.