44 atletas do Flamengo que disputaram Olimpíadas: remo

O Flamengo terá atletas disputando os Jogos Olímpicos de Paris 2024, tradição que começou com o remo na edição de Los Angeles 1932. Será 22ªedição seguida com representantes dos esportes olímpicos rubro-negros, e o esporte fundado do Rubro-Negro é disparado o que mais enviou atletas. Em série de matérias sobre Mengão nos Jogos, Mundo Bola traz lista com 44 nomes da modalidade que representaram Fla.
Após apresentar a paraguaia Alejandra Alonso, que levará o remo rubro-negro de volta a uma Olimpíada, chegou a hora de falar sobre os atletas que já estão marcados na história. Afinal, os 44 nomes que representaram o Mengão representam grande parte das equipes brasileiras, principalmente nas décadas de 30, 60 e 80.
➕ Do Flamengo a Paris: Rebeca Andrade se prepara para fazer história
O esporte ainda não deu medalhas para o Brasil e obviamente não há remadores rubro-negros medalhistas, mas ainda assim muitos resultados históricos para o país foram conquistados. Veja abaixo e conheça um pouco mais sobre a história do Clube de Regatas do Flamengo, o maior clube do Brasil.
Los Angeles 1932- 3 atletas
- Antônio Rebello Júnior
- Fernando Nabuco de Abreu
- José Pichler de Campos
Os três primeiros atletas do Flamengo a competirem em uma edição de Jogos Olímpicos. Antônio, Fernando e José compuseram equipe do Brasil que competiu na categoria Oito Com Timoneiro (M8+). Eles ficaram no quarto lugar das quartas de final e não disputaram medalha.
Além do trio do rubro-negro, a equipe que fez tempo de 6:52.2 era formada por Vasco de Carvalho, Joaquim Faria, Osório Pereira, Claudionor Provenzano, José Mó e Amaro da Cunha (T).
*(T): Timoneiro
Berlim 1936- 8 atletas

- Henrique Cândido Camargo
- José Pichler de Campos
- Nelson Parente Ribeiro
- Álvaro Portinho de Sá Freire
- Wilson de Freitas Coutinho
Novamente com a presença de José Pichler, agora com quatro estreantes, o Flamengo mandou uma equipe completa para Jogos Olímpicos, dessa vez em Berlim, na Alemanha. A equipe rubro-negra competiu em 1936 e ficou na quarta colocação da repescagem. Tempo foi de 8:26.1.
- Paschoal Caetano Rapuano
Paschoal Rapuano se classificou aos Jogos Olímpicos de 1936 para disputar o Double Skiff (M2x) ao lado de Adamor Gonçalves, do Vasco. Eles marcaram tempo de 8:30.2 e ficaram na quinta colocação da repescagem.
- Erasmo de Souza Rocha
- Roldão Macedo
Os outros dois atletas rubro-negros que estiveram na Alemanha foram Erasmo de Souza e Roldão Macedo, ainda que não tenham entrado na água. Os atleta integraram a equipe, mas não chegaram a competir.
Melbourne 1956- 3 atletas
- André Gustavo Richer
- Ruy Kopper
- José Carvalho Filho
Depois de duas edições sem atletas, já que em 1944 e 1946 não houve disputa em função da Segunda Guerra, o Mengão voltou a ter representantes no remo na edição de 1956 em Melbourne, na Austrália. Eles integraram equipe Quatro Com (M4+), que tinha também Nelson Guarda e Sylvio Souza (T), e no segundo lugar da repescagem. 7:25.7 foi o tempo na prova.
Roma 1960- 1 atleta

- Harry Klein
Harry Edmundo Klein foi um dos maiores remadores de sua geração, defendeu o Flamengo por quase toda a sua carreira e era benemérito do clube. Ele representou o Mengão pela primeira vez em Olimpíadas em 1960 para competir na Quatro Com (M4+) e ficou na quarta colocação da repescagem com tempo de 7:42.63.
Equipe do Brasil tinha também: Paulino Leite, Eduardo Endtner, Francisco Todesco, Waldemar Scovino (T).
México 1968- 2 atletas

- Harry Klein
- Edgard Gijsen
Oito anos depois, o remador se classificou novamente para uma edição dos Jogos. Dessa vez para competir com dupla de medalhas no Flamengo e na Seleção Brasileira, Edgard Gijsen, o Belga. Eles ficaram na sétima colocação geral ao vencerem a Final B com tempo de 7:04.12 no Double Skiff (M2x).
Munique-1972- 2 atletas
- Érico de Souza
- Raul Bagattini
Érico e Raul foram outros dois atletas que mantiveram viva a tradição de ter uma equipe do Flamengo competindo pelo Brasil em Jogos Olímpicos . Eles participaram em Munique da categoria Dois Sem Timoneiro (M2-) e terminaram na quarta colocação da repescagem. Dupla do Mengão marcou 7:42.63.
➕ 15 atletas do Flamengo que disputaram Olimpíadas: ginástica artística
Montreal 1976- 6 atletas
- Atalíbio Mangioni
- Wandir Kuntze
- Nilton Silva Alonco (T)
Trio rubro-negro foi responsável mais uma vez por colocar o Brasil no ranking final das melhores equipes. Competindo na Dois Com (M2+), Atlíbio, Wandir e Nilton fizeram tempo de 8:14.44 na Final B e ficaram na 10ª posição geral entre todas as nações.
- Gilberto Gerhardt
- Sérgio Sztancsa
Mais uma equipe rubro-negra competindo. Sérgio e Gilberto deixaram Montreal com quarto lugar na repescagem após tempo de 6:48.95 na categoria Double Skiff (M2x).
- Raul Bagattini
Novamente presente, Raul Bagattini competiu NA Dois Sem (M2-) ao lado de Guilherme Campos e fez sexto lugar na repescagem. Tempo foi acima da edição anterior: 7:22.32.
Moscou 1980- 4 atletas
- Henrique Johann
- Laildo Machado
- Wandir Kuntze
- Walter Soares
- Manoel Novo (T)
Duas equipes do Flamengo e dois bons resultados. A primeira equipe competiu no Quatro Com (M4+) e teve o melhor resultado do remo na edição: oitavo lugar geral por chegar na segunda posição da Final B.
- Ricardo Carvalho
- Ronaldo Carvalho
- Waldemar Trombeta
- José Lazzarotto
Já a segunda equipe rubro-negra presente na Rússia foi a 11ª colocada entre todos os países. Eles disputaram a prova de Four Skiff (M4x) e cruzaram linha de chegada na quinta posição da Final B com tempo de 6:06.58.
Los Angeles 1984- 8 atletas

- Ângelo Rosso Neto
- Walter Hime
- Nilton Silva Aronco (T)
O melhor resultado do remo Brasil em Jogos Olímpicos só poderia ser de uma equipe do Flamengo. O 2+ Dois Com Timoneiro de Nilton Silva Alonço, Walter Hime Soares e Ângelo Rosso conquistou a quarta colocação na final e detém o recorde nacional da modalidade até os dias de hoje. Considerando estrutura e tradição europeia, prova pode ser comemorada como um ouro.
- Dennis Marinho
- Laildo Machado
- Manoel Novo (T)
O tempo de 6:47.12 do time que tinha os três rubro-negros Dennis, Laildo e Manoel também precisa ser muito valorizado. Afinal, foi o também o quarto melhor índice de toda a competição na categoria Quatro Com Timoneiro. Eles estavam na Final B do torneio.
- Ronaldo Carvalho
- Ricardo Carvalho
De volta quatro anos depois, agora no Dois Sem, Ricardo e Ronaldo Carvalho ficaram na oitava colocação para fechar edição histórica para o Brasil. Dupla de remadores rubro-negros ficou na segunda posição da final B.
Seul 1988- 8 atletas
- Ângelo Rosso Neto
- Flávio Melo
- Nilton Silva Aronco (T)
A equipe sofreu uma alteração para o ano seguinte, com a entrada do também rubro-negro Flávio Melo no lugar de Walter. O resultado foi bastante inferior ao da edição anterior, o que não foi surpresa pelo histórico da prova. Eles terminara na quarta posição da repescagem.
- Ronaldo Carvalho
- Ricardo Carvalho
A terceira Olimpíada da dupla foi mais uma vez de bons resultados. Ricardo e Ronaldo fecharam suas participações em Jogos Olímpicos com 10º lugar geral.*
- Waldemar Trombeta
- Marcos Arantes
Dupla rubro-negra integrou equipe Quatro Sem (M4-) do Brasil que ficou na quarta colocação da repescagem na edição da Coreia do Sul.
- Dennis Marinho

Primeiro atleta do remo do Flamengo nas Olimpíadas para disputa individual, Denni ficou na terceira posição da repescagem no Single Skiff (M1x), tempo de 7:22.84.
Barcelona 1992- 6 atletas
- Carlos Alberto Sobrinho
- Carlos Alexandre Almeida
- Cláudio Tavares
O três atletas do Flamengo conquistaram vaga na final C logo na primeira vez que disputaram uma edição dos Jogos. O tempo de 7:32.49 e quarto lugar, no entanto, ficou fora por muito pouco do ranking geral.
- Cléber Leite
- José Augusto Loureiro Júnior
- José Raimundo Ribeiro
Com já tradicional presença de rubro-negros, a equipe Quatro Com brasileira ficou na sexta colocação da Final B em Barcelona. Cléber Leite, José Augusto e José Raimundo competiram ao lado de Otávio Bandeira e Alexandre Fernandes (T).
Atlanta 1996- 1 atleta

- Dirceu Marinho
Dirceu Marinho foi o único representante do remo rubro-negro em Atlanta, algo que não tinha acontecido desde a primeira classificação e já era um sinal da queda que estava por vir. O rubro-negro ficou no terceiro lugar da Final C após marcar tempo de 6:47.12.
Londres 2012- 3 atletas

- Fabiana Beltrame
- Luana Bartholo
Depois de três edições sem rubro-negras, Luana Bartholo e Fabiane Beltrame recolaram o remo do Fla nos Jogos e foram as primeiras mulheres a se classificarem pelo clube. Elas foram para a água na categoria Double Skiff Peso Leve (LW2x) e fizeram 13º melhor índice: 7:41.43.
- Kissya Cataldo
Kissya desperdiçou sua oportunidade olímpica. A atleta foi aos Jogos e avançou para as finais do Single Sfiff Feminino (W1x). Entretanto, flagrada no doping, foi impedida de competir quando já se aquecia para a decisão e excluída dos Jogos. O Flamengo demitiu a atleta pouco depois.
Rio 2016- 1 atleta

- Fernanda Nunes
A última representante do esporte fundador do Mais Querido até Paris 2024, Fernanda Nunes ficou na terceira colocação do Dou Skiff ao lado de Vanessa Cozzi. O tempo de 7:44.78 foi o 15º melhor do torneio, e outras conquistas em 2016, aliás, rendeu a atleta o premiação de melhor atleta do remo brasileiro no ano pelo COB.
*Correção sobre resultado de Ricardo Carvalho e Ronaldo Carvalho em Seul 88 feita no dia 25 de junho de 2024 após contato de ex-atleta. Site da Confederação Brasileira de Remo indica repescagem que não ocorreu.