4 jogadores do elenco principal do Flamengo que entrarão no último ano de contrato em 2025

12/12/2024, 19:57
Atualizado: 12/12/2024
erick pulgar com cara de lamento em jogo do Flamengo

O Flamengo encerrou oficialmente a temporada 2024 na última rodada do Campeonato Brasileiro, em empate com o Vitória, e os jogadores já começaram a pensar nas férias. A cada virada de ano, entretanto, alguns contratos se encerram e outros são renovados, e a diretoria já está de olho em quem vai seguir ou não no clube para o futuro.

Entre aqueles que só têm permanência confirmada até o fim de 2025, estão nomes como o lateral-direito Guillermo Varela, o volante Erick Pulgar, o goleiro Matheus Cunha e o zagueiro Cleiton, que têm contrato até o último dia do ano. Entenda abaixo a situação de cada um e como foi a temporada de 2024 para eles.

Varela vê grupo acessível no Mundial e cita diferenças de Flamengo e Chelsea

Pulgar

Principal nome entre os quatro, Pulgar é querido pela torcida e um dos pilares do plantel à disposição de Filipe Luís. O chileno de 30 anos já soma 101 apresentações com a camisa rubro-negra, sendo 47 delas em jogos oficiais de 2024, com dois gols marcados e nove assistências. 

Ao longo do ano, alternou momentos positivos com algumas críticas, principalmente devido ao excesso de cartões, mas se manteve como ponto de confiança da equipe. Está no Flamengo desde 2022, após ser emprestado pela Fiorentina (ITA) ao Galatasaray (TUR). Já passou também por Antofagasta (CHI), Universidad Católica (CHI) e Bologna (ITA).

Com vínculo até o fim de 2025, Pulgar tem a renovação tratada internamente pelo Flamengo, mas despertou o desejo da Arábia Saudita, segundo o portal 'BolaVip'. O Neom SC, clube da segunda divisão árabe, já teria manifestado interesse no chileno por meio de seu estafe.

Varela

Também desde 2022 no Flamengo, o lateral-direito de 31 anos entrou em campo 46 vezes em 2024, mas alternou a titularidade com Wesley ao longo de boa parte do ano — e fechou a temporada no banco. Longe de ser unanimidade junto à torcida, o uruguaio marcou os dois primeiros gols pelo Rubro-Negro esse ano: contra Audax Rio, no Carioca, e Criciúma, no Brasileiro.

Em outubro, o jogador viveu a primeira grande polêmica pelo clube ao ser flagrado no local que recebeu o quebra-quebra da torcida do Peñarol, na Barra da Tijuca, mas foi inocentado por Marcos Braz.

A informação da página 'Sou Rubro-Negro de Coração' é de que o lateral quer ficar e disputar vaga com Wesley, mas o portal 'RTI Esporte' dá conta de que o Flamengo estaria disposto a liberar o jogador em caso de uma proposta vantajosa. O Peñarol, que o revelou ao mundo, é um dos times de olho em Varela, que também jogou em Manchester United (ING), Eintracht Frankfurt (ALE), Copenhague (DIN) e Dínamo Moscou (RUS) entre os profissionais.

Matheus Cunha

Com passagem pelo São Paulo na base, mas revelado pelo Flamengo, Matheus entrou em campo 12 vezes pelo Rubro-Negro em 2024. Aos 23 anos, foi incluído na rotação de goleiros com Tite, mas voltou ao banco com Filipe Luís. Sob a batuta do catarinense, atuou na vitória sobre o Criciúma por 3 a 0, na penúltima rodada do Brasileiro.

Sobre o futuro, o empresário do goleiro negou que haja qualquer proposta. O Bahia chegou a sondar o arqueiro rubro-negro, mas decidiu avançar em direção a Everson, do Atlético-MG. Segundo o Transfermarkt, o valor atual do goleiro está em € 3 milhões (cerca de R$ 18,8 milhões na cotação atual).

Cleiton

Por fim, o zagueiro Cleiton é o que menos entrou em campo pelo Flamengo entre os quatro. Aos 21 anos, disputou apenas cinco jogos em 2024: Boavista, no Campeonato Carioca, além de Bahia, Grêmio, Atlético-MG e Cuiabá no Brasileiro. Destes, só foi titular contra a equipe do Rio Grande do Sul, quando o Rubro-Negro atuou com time misto.

Considerado promissor, Cleiton ainda está em seu segundo ano de profissional e aguarda mais chances em 2024. Entre os zagueiros, o Flamengo ainda contabiliza no elenco profissional Léo Pereira, David Luiz, Fabrício Bruno e Léo Ortiz.


Compartilhe