4 formas de Jorginho se encaixar no estilo de jogo do Flamengo

Atualizado: 28/05/2025, 12:22
jorginho está perto do flamengo

Com o acordo encaminhado com o Flamengo, o volante Jorginho se despediu do Arsenal na última terça-feira (27) e deve ser anunciado nos próximos dias como novo reforço do Mengão. A negociação próxima de ser finalizada ganhou uma análise do perfil Por Fora das Quatro Linhas, no X.

➕ Imprensa internacional repercute Jorginho no Flamengo: 'Refuerzo top'

O portal analisou quatro maneiras de como Jorginho pode se encaixar no modelo tático do técnico Filipe Luís. A primeira, segundo o perfil, seria ter Jorginho como primeiro volante, ao lado de Gerson e De La Cruz.

Alfa.bet
Alfa.bet
5/5
proLayout intuitivo

SPA/MF Nº 2.100 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"Uma primeira possibilidade seria uma linha de meio com Jorginho como primeiro volante e Gerson e De La Cruz pelos lados (4-3-3). Jorginho ficaria posicionado como volante central e conectando zagueiros, laterais e meias, com os demais meias fornecendo intensidade, criatividade e chutes de longa distância. Esse modelo seria ótimo contra equipes mais recuadas", potuou o perfil.

Na sequência, foi levantada a possibilidade de Jorginho fazer uma dupla ao lado de Allan, com Arrascaeta jogando de forma mais avançada.

"Outro mecanismo seria ter Jorginho, Allan e Arrascaeta, com os dois primeiros formando uma dupla de volantes (4-2-3-1). Jorginho e Allan (ou outro volante) formariam uma dupla equilibrada, com Jorginho focando na construção e Allan na marcação, garantindo solidez. Arrascaeta seria o "10", com liberdade para criar e finalizar, sendo alimentado pelo italiano", acrescentou o perfil.

Em seguida, foi dada a ideia de Jorginho ser um único volante, mas ter quatro meio-campistas atacando e defendendo em uma linha mais adiantada: Gerson, De La Cruz, Lorran e Arrascaeta.

"Uma terceira possibilidade seria um 4-1-4-1, com Jorginho, Gerson, De La Cruz, Lorran (ou outra opção) e Arrascaeta. Jorginho seria pivô único, protegendo a defesa e construindo, enquanto os demais formariam uma linha centralizada, cada um fornecendo uma característica: Arrascaeta e De la Cruz com criatividade, Gerson com solidez defensiva e Lorran com energia", escreveu o analista.

Jorginho também poderia encaixar em um simples 4-4-2 no Flamengo

"Por fim, ainda é possível um 4-4-2, com De La Cruz, Jorginho, Gerson e Arrascaeta, com Jorginho e Gerson pelo centro e os uruguaios pelos lados, como meias interiores. O Flamengo seria compacto e dificultaria a pressão pelo centro, o que ofereceria maior simplicidade tática e solidez defensiva", finalizou.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...