4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
A Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo (24), e os quatro clubes classificados à Série A de 2025 estão definidos. São eles: o campeão Santos, Mirassol, Sport e Ceará. E na lista de atletas que conseguiram o acesso à elite do Brasileirão, estão quatro ex-Flamengo: Alex Muralha, Gabriel, Dalbert e Lucas Mugni.
A dupla Alex Muralha e Gabriel, que atuou junta também no Flamengo, hoje defende as cores do Mirassol e finalizou a competição na segunda posição. Ambos são titulares. Já Dalbert, do Sport, e Lucas Mugni, do Ceará, conquistaram as vagas de 3º e 4º lugar, respectivamente, nos jogos da última rodada.
➕ Fortaleza x Flamengo: Vojvoda destaca importância de confronto direto no Brasileirão
Relembre passagens de Muralha, Gabriel, Dalbert e Mugni pelo Flamengo e veja números na Série B de 2024
Muralha
Alex Muralha fez sua estreia pelo Flamengo em maio de 2016 após se destacar pelo Figueirense. O goleiro chegou a terminar a primeira temporada com saldo positivo e aceito pela torcida, mas as seguidas falhas na temporada seguinte deterioraram o relacionamento do atleta com o torcedor e resultaram na saída em baixa. Foram 75 jogos com o Manto Sagrado e o título do Carioca de 2017.
O goleiro demorou a se firmar em um novo clube desde então, o que foi acontecer somente em 2024 com o Mirassol. Ele fez 47 partidas na atual temporada, naturalmente todas como titular, e foi fundamental para o time ter a melhor defesa da competição: 26 gols sofridos.
Gabriel
Gabriel ficou mais tempo no Flamengo: cinco anos. Ele chegou ao clube em 2013 após ser eleito a revelação do Campeonato Brasileiro pelo Bahia e, por um longo período, chegou a ser uma das referências de um time que passava por período de austeridade e recuperação financeira. Mas sofreu pelas oscilações.
O meio-campista fez 205 partidas com a camisa do Mengão, marcou 22 gols e deu cinco assistências. Ele conquistou uma Copa do Brasil (2013) e dois Campeonatos Carioca (2014 e 2017).
Agora, com a camisa do Mirassol, foi titular em 33 das 38 rodadas da Série B e mais um nome fundamental para o acesso do time paulista. O ex-Flamengo marcou três gols e deu três assistências na competição.
Dalbert
Dalbert é o que teve a passagem mais curta pelo Flamengo entre todos da lista. O lateral-esquerdo, aliás, nem chegou a estrear pelo profissional rubro-negro oficialmente. Ele chegou ao clube em 2013 e foi promovido por Dorival Júnior, mas dispensado logo depois. O atleta iniciou e a maior parte da carreira profissional na Europa.
O lateral foi contrato em definitivo pelo Sport nesta temporada e disputou 24 partidas ao longo do ano. Ainda que sem gols e assistências, participou do 11 inicial de sua equipe na maioria dos jogos importantes, inclusive em vitória sobre o Santos, neste domingo (24), que garantiu o acesso à Série A.
Lucas Mugni
Contratado pelo Flamengo sob muita expectativa após se destacar pelo Colón, da Argentina, Lucas Mugni não conseguiu emplacar com o Manto Sagrado. Ele fez 39 jogos na temporada de 2014, marcou cinco gols e deu uma assistência. Mas sua passagem durou até 2015, quando foi emprestado ao Newell’s Old Boys (ARG).
No Ceará, no entanto, o papel de Mugni é diferente. Ele é a referência do meio-campo da equipe e disputou 31 jogos na Série B do Brasileirão (22 como titular). As seis assistências que concedeu fazem dele o terceiro que mais deu passes para gol no torneio.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.