4 arrancadas no Brasileirão para inspirar Flamengo de Filipe Luís

04/10/2024, 07:00
Filipe Luís instruindo time do Flamengo

Não está morto quem peleia, e se engana quem pensa que o Flamengo não tem chances de título no Brasileirão. O clube soma 48 pontos em 27 partidas, sendo que os concorrentes diretos já completaram 28 e faltam dez rodadas para o fim do campeonato.

São nove pontos a menos do que o líder Botafogo, e se vencer o jogo atrasado contra o Internacional, reduz para seis. Dá para concluir que se jogar bem como contra o Corinthians sob o comando de Filipe Luís, dá para sonhar.

Para seguir sonhando, ou mesmo inspirando o Flamengo de Filipe Luís, o Mundo Bola relembra cinco arrancadas históricas para títulos no Brasileirão por pontos corridos.

Bahia x Flamengo: vidente prevê resultado pela 29ª rodada

Brasileirão 2009 – Flamengo

O histórico do Flamengo mostra que se deixar chegar, o time leva a taça. Uma das campanhas mais emblemáticas é a do Brasileirão 2009. Liderado por Adriano e Petkovic, o time de Andrade saiu de sexto na 27º para a liderança na 37ª. Ou seja, a montanha escalada foi ainda maior do que a atual. Antes disso, a equipe chegou a ocupar a 14ª colocação na 23ª rodada, o que exemplifica ainda melhor a arrancada.

Após 27 partidas, o Mengão é o quarto colocado. Ou seja, pontuação melhor do que a que tinha nessa mesma rodada, quando começou a arrancada para o título histórico.

Na 32ª rodada, o Mengão chegou a perder para o Barueri, complicando a briga pelo título e ficando seis pontos atrás do líder. No entanto, uma vitória sobre o Santos voltou a aproximar o clube da briga, e o Mengo levantou a taça na última rodada com virada sobre o Grêmio e gol de cabeça de Ronaldo Angelim.

Com mais jogos para fazer, e, portanto, mais tempo para se aproximar, o Fla pode ficar aos mesmos seis pontos de distância se vencer o Inter no dia 30 de outubro.

Brasileirão 2020 – Flamengo

Para citar um campeonato mais recente e mostrar que 2009 não foi um ponto fora da curva na história de raça, amor e paixão flamenguista, vale lembrar ainda de 2020. O Rubro-Negro também precisou de uma arrancada com Rogério Ceni para terminar o ano de taça na mão. Sem Copa do Brasil ou Libertadores, o clube conseguiu uma arrancada com Gabigol sendo crucial, jogador que pode se tornar bela cartada de Filipe Luís pelo relacionamento.

A campanha do Flamengo não era boa, e para piorar, São Paulo e Internacional dispararam na briga pelo título. Os são-paulinos chegaram a ter 11 pontos de vantagem, mas o Flamengo emplacou sequência impressionante na reta final e teve confronto direto contra o Inter na penúltima rodada, quando venceu e se colocou na liderança. Na rodada final, o time perdeu para o próprio São Paulo fora de casa, mas o Inter não conseguiu vencer o Corinthians e ficou com o vice.

Brasileirão 2008 – São Paulo

Um ano antes da arrancada épica do Flamengo de Andrade, o São Paulo fez parecido, mas talvez com menos emoção por ter assumido a liderança na 33ª rodada. No entanto, para chegar no topo foi preciso de uma boa arrancada, já que o Grêmio encerrou o primeiro turno com 11 pontos de vantagem.

Os gaúchos ainda derrotaram o São Paulo na 20ª rodada, primeira do returno, complicando ainda mais a situação. Mas aquela seria a última derrota do time de Muricy Ramalho. Foram 12 vitórias e seis empates nas rodadas seguintes, culminando no tricampeonato da equipe paulista.

Brasileirão 2018 – Palmeiras

Em 2018, foi a vez do Palmeiras consolidar a sua arrancada para contar história. No primeiro turno, os paulistas terminaram em sexto lugar, precisando de uma virada no segundo turno.

Mas nenhuma partida foi perdida e o time conseguiu se tornar líder na 27ª rodada, se mantendo na ponta até o final com 14 vitórias e cinco empates só no returno.


Partilha