3 destaques do Vélez, campeão argentino, para o Flamengo monitorar

Atualizado: 16/12/2024, 18:30

Vélez venceu o Huracán por 2 a 0, neste domingo (15), e conquistou a sua 11ª taça do Campeonato Argentino. Com muitos destaques, a equipe argentina deve ser alvo do futebol brasileiro, com o Flamengo podendo abrir o olho quanto a alguns nomes que farão barulho no mercado.

Apesar de 2025 estar sendo um ano especulado com caixa mais curto do que o normal para o Flamengo, o Vélez conta com nomes de muita qualidade e custando barato para os padrões sul-americanos.

➕ Flamengo oficializa Arrascaeta como novo camisa 10

Considerando necessidades que o Flamengo pode ter na próxima temporada, veja quatro opções para o Rubro-Negro observar do Vélez campeão argentino:

Valentín Gómez

Zagueiro formado na base do Vélez, Valentín Gómez talvez seja o grande nome dessa geração do Vélez. Com uma nota de 7,29 segundo o 'Sofascore', o jogador é o segundo mais bem avaliado do time argentino.

Com apenas 21 anos, o canhoto e com ótima saída de bola, se destaca pela sua técnica e velocidade, mas também pela sua capacidade de "zagueirar" quando necessário. Com muita raça, o jogador consegue se impor na marcação mesmo com "apenas" 1,81m, o que é baixo para um zagueiro.

Com uma renovação com David Luiz distante e Fabrício Bruno cada vez mais perto da Europa, Valentín Gomez chegaria para ser uma ótima opção para a dupla Léo Ortiz e Léo Pereira, inclusive, podendo brigar pela titularidade tranquilamente.

Valorizado, Valentín é o jogador do Vélez mais caro do elenco segundo o 'Transfermarkt', que coloca o valor de mercado do zagueiro em torno dos 10 milhões de euros (64 milhões de reais). Recentemente o jogador teve seu nome fortemente vinculado ao River Plate.

Joaquín García

Mais um jovem jogador formado pelas categorias de base do Vélez, o lateral-direito Joaquín García é outro defensor destaque do clube argentino, que terminou o campeonato com a melhor defesa, com apenas 16 gols sofridos.

Mais defensivo, Joaquín García assim como zagueiro Valentín Gómez é outro que se destaca pela raça. Veloz e com grande capacidade de recuperação de bola, tendo uma média de 5,5 por jogo segundo o Sofascore, o lateral também se destaca pelos seus desarmes, também tendo uma boa média de 3,5 por jogo. Para efeito de comparação, esse numero é maior do que o de Wesley (2,3), que liderou o Flamengo no quesito no Brasileirão.

Joaquín mostra bons números também em disputas de bola vencidas (5,8 p/jogo, 62%) e duelos ganhos no chão (4,9 p/jogo, 67%). E com uma nota média de 7,18 foi o 4⁠º melhor jogador do Vélez segundo o Sofascore.
 
De acordo com o Transfermarkt, o lateral-direito está avaliado em 3,2 milhões de euros (20,5 milhões de reais).
 
 

Braian Romero

Precisando de um centroavante para suprir não só a saída de Gabigol, mas a ausência de Pedro que se recupera de lesão de ligamento cruzado, Braian Romero pode surgir como uma boa opção a custo-beneficio.

Já tendo atuado no Brasil com a camisa do Athletico-PR, sendo campeão da Sul-Americana, sem muito destaque, Romero rodou por várias equipes argentinas, chegando a ser artilheiro da Sula em 2020 pelo Independiente. Mas foi no Vélez nesse ano, que atingiu seu maior patamar.

Aos 33 anos, o jogador terminou o campeonato argentino como artilheiro do Vélez e um dos goleadores do torneio, com 18 gols em 33 jogos, além de distribuir cinco assistências.

Atacante de área, mas com capacidade técnica e potência em chutes de fora da área, Braian Romero talvez não seja o nome ideal para jogar ao lado de Pedro, mas seria uma peça de reposição que conseguiria cumprir seu papel, devidas proporções.

Segundo o Transfermarkt, Braian Romero está avaliado em 1,3 milhões de euros, cerca de 8,3 milhões de reais.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.