Após três anos sendo hóspede, ginástica artística do Fla volta para casa
Em novembro de 2012 um terrível incêndio atingiu o Ginásio Cláudio Coutinho, casa da ginástica artística, na Gávea. O fogo destruiu boa parte do espaço utilizado pelos atletas, deixando a equipe de ginástica sem um local adequado para treinar no clube. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, não faltou empenho para os ginastas e comissão técnica que tiveram que se desdobrar entre UERJ (equipe masculina) e Três Rios (equipe feminina) para continuarem treinando em ritmo competitivo.
Nos últimos anos, mesmo com o fechamento do seu centro de treinamento, a ginástica artística do Mengão obteve bons resultados nas competições que disputou e hoje forma a base da seleção brasileira feminina. Fato lembrado por Georgette Viddor, ex-treinadora do Fla e atualmente coordenadora da Seleção Brasileira Feminina.
Nessa quinta-feira (03-12) foi reinaugurado o ginásio que leva o nome do treinador que comandou o Flamengo em sua primeira conquista nacional, em 1980. O evento contou com a presença do presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, do VP de Esportes Olímpicos Alexandre Póvoa, do diretor- executivo de Esportes Olímpicos Marcelo Vido e Luisa Parente, gerente de Esportes Olímpicos Terrestres do clube. Ginastas, seus familiares e associados também prestigiaram o importantíssimo acontecimento na história do clube.
[video width="1280" height="720" mp4="https://fla-media.mundobola.com/media/2015/12/VID_20151203_1847458311.mp4"][/video]
A reinauguração do Ginásio Cláudio Coutinho com toda transformação física em um dos equipamentos mais modernos de ginástica artística do país, consiste em um dos maiores símbolos do renascimento do Flamengo como clube cidadão. O reerguimento do ginásio foi realizado através de recursos da Lei Pelé, Comitê Olímpico Americano, Comitê Olímpico Brasileiro e investimentos próprios.
O presidente Eduardo Bandeira de Mello iniciou a cerimônia agradecendo as parcerias que ajudaram na recuperação do ginásio.
Foram três anos de muito trabalho, muito esforço e pouco dinheiro pra reconstruir isso daqui, que é um patrimônio rubro-negro, um patrimônio das nossas crianças, dos nossos atletas. Eu não poderia nunca deixar de agradecer à Confederação Brasileira de Clubes, que administra os recursos das loterias, ao Comitê Olímpico Americano e também ao Comitê Olímpico Brasileiro. Tudo isso somado ao nosso dinheiro, economizado, conseguimos recuperar esse equipamento. Vamos usar isto para elevar nossa ginástica ao nível que ela merece. Tenho certeza que daqui para frente vai nos dar cada vez mais alegrias.
Após o pronunciamento de EBM, Póvoa e Vido também se manifestaram. Logo em seguida ginastas que participaram de jogos olímpicos e mundiais receberam placas. Ex-ginastas laureados pelo clube também foram lembrados e receberam troféus pelos serviços prestados, dentre eles estava Luzia Lopes Pessoa, primeira grande ginasta do Flamengo.
A homenageada, Jade Barbosa falou sobre o novo momento da ginástica artística no clube.
Eu nunca imaginei que a gente fosse ter essa estrutura toda. Fico muito feliz e muito agradecida de fazer parte dessa história. Ainda mais estar aqui (sendo homenageada). Quando eu entrei aqui lembro que eu vi a Dani e o Diego (irmãos Hypólito), nossa parecia impossível. Eu fico muito feliz das próximas gerações nascerem assim. A gente conseguir transformar em realidade tudo que sonhamos esse tempo todo. Imagina se no primeiro dia que entrei aqui o clube já possuísse essa estrutura toda, eu nem sei como. seria hoje. Então fico muito feliz de fazer parte desta história.
O Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, bateu um papo com o Mundo Rubro Negro e falou sobre importantes temas.
Reinauguração do Ginásio Cláudio Coutinho.
No dia 29 de novembro de 2012 eu estava aqui às 08 horas da manhã, fazendo campanha com a chapa azul. Vi tudo despencando. Não demos muita importância e de repente tudo pegou fogo. Foi um negócio muito triste. Logo depois a gente foi obrigado, por questões financeiras, quando assumimos, a dispensar alguns atletas importantes da ginástica artística. Então hoje, três anos depois, com um sacrifício enorme conseguimos reinaugurar.
Esse ginásio se transformou no melhor ginásio do Flamengo, comparativamente falando. O mais moderno do Brasil em ginástica artística. Está para chegar alguns equipamentos e é muito bom ver isso aqui. É uma simbologia de que nós conseguimos o fênix, saímos de uma situação de destruição literalmente, de fogo total, de dispensa de atletas naquela época, agora estão de volta. E vamos reforçar a equipe.
Projeto Anjo da Guarda.
Durante esses três anos conseguimos fazer com que os esportes olímpicos do Flamengo não sejam mais dependentes do futebol em nada. Hoje em dia, graças ao programa Anjo da Guarda, a gente consegue andar, consegue estar totalmente financiado. Não só do ponto de vista de pagamento de salário dos atletas e comissão técnica, como também em infraestrutura, que é o mais importante.
O Anjo da Guarda vai até o dia 28 de dezembro. Todo mundo que declara imposto de renda, pode optar. É só entrar no site do Flamengo e pegar 6% do imposto de renda devido e não doar, porque a palavra doar é uma palavra errada. Você está transferindo aquele dinheiro que você teria que pagar de qualquer jeito para o Governo e está transferindo para o Flamengo. Diferentemente de outros programas como Sócio Torcedor e Dívida Zero, por exemplo, onde você tira dinheiro do bolso e dá para o Flamengo, nesse caso não é nem tirar dinheiro do bolso. É deslocar o dinheiro que você pagaria de qualquer forma para o Governo, para o Esporte Olímpico do Flamengo. Você entra o site e escolhe um dos projetos. http://www.flamengo.vivas.art.br/
Política do clube. Na próxima segunda-feira será realizada a eleição presidencial.
Essa divisão que houve entre chapa verde e azul, eu até hoje não me conformo que tenha havido. Acho que foi uma coisa muito ruim para o Flamengo, não pra ninguém, foi para o Flamengo. São pessoas, dos dois lados, que eu admiro muito e eu tomei uma opção neutra realmente nessa eleição. Tinha muita coisa para fazer, para inaugurar. Cobertura do futsal, Cláudio Coutinho e o Anjo da Guarda. Eu conversei com o Eduardo e com o Wallim e disse que não iria tomar partida pois eu achava a divisão muito ruim para o clube. Eu vou conversar depois que a eleição acabar, se há interesse que eu continue e em que condições.
Futuro dos Esportes Olímpicos no Flamengo.
O Esporte Olímpico do Flamengo saiu de uma situação muito ruim e está numa situação hoje de autossuficiência total. A gente quer que os outros esportes olímpicos sejam como o basquete. Se for para manter o que tem hoje, acho que outro pode entrar porque o desafio não vai ser tão grande. A gente gosta de desafio e se o desafio for daqui pra cima, eu topo. Se não for, acho que outro pode entrar e continuar o trabalho.
Bruno Vasconcellos faz parte da equipe MRN Informação. Twitter: @BruNoCellos_CRF