1 ano sem Adílio: Flamengo publica homenagem ao eterno camisa 8

No dia 5 de agosto de 2024, o Flamengo perdeu um dos maiores ídolos de sua história. Adílio, multicampeão com o Manto Sagrado, faleceu aos 68 anos após não resistir a um câncer no pâncreas.
➕7 ocasiões em que Adílio foi decisivo para um título do Flamengo
Exatamente um ano após a perda do eterno camisa 8 da Gávea, o perfil oficial do Mais Querido publicou uma homenagem ao "Brown". Confira:

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"Fala, Brown! Já faz 1 ano da sua partida, mas você sempre estará aqui, no lado esquerdo do nosso Manto. Porque o Flamengo é o Adílio e o Adílio é o Flamengo. Seguimos carregando seu legado com o máximo respeito às nossas cores, exatamente como você fazia. E tenha certeza de que assim sempre será. Obrigado por tudo, nosso anjo rubro-negro! A saudade, também, é infinita.", escreveu o clube.
Fala, Brown! Já faz 1 ano da sua partida, mas você sempre estará aqui, no lado esquerdo do nosso Manto. Porque o Flamengo é o Adílio e o Adílio é o Flamengo.
— Flamengo (@Flamengo) August 5, 2025
Seguimos carregando seu legado com o máximo respeito às nossas cores, exatamente como você fazia. E tenha certeza de que… pic.twitter.com/h10kr6ZMUz
No dia seguinte, o ídolo do Flamengo foi velado no Ginásio Helio Maurício, na Gávea. Na ocasião, diversos ex-jogadores do Rubro-Negro marcaram presença para se despedir de Adílio.
História de Adílio no Flamengo
Adílio foi um dos pilares das grandes conquistas do Flamengo entre 1976 e 1987. O camisa 8 era conhecido por sua versatilidade no meio de campo - ao lado de Andrade e Zico.
O "Brown", como é chamado entre os companheiros de time, também atuou por clubes como Coritiba, Barcelona de Guayaquil, Alianza Lima e por equipes de menor expressão na reta final da carreira.
Adílio também comandou a base do Flamengo e se tornou tricampeão carioca Sub-20 entre 2005 e 2007. O ex-atleta era um dos principais nomes do projeto FlaMaster - time formado por ex-jogadores do clube que realiza partidas pelo Brasil.
Nos 11 anos que atuou pela equipe profissional do Rubro-Negro, o meia disputou 617 jogos, marcou 129 gols e levantou 10 títulos com o Manto. O ídolo foi crucial nas conquistas do Brasileiro de 1983 e do Mundial de 1981 - decisões em que marcou gols decisivos para o Mengão.
Títulos de Adílio no Flamengo
- 3x Campeão Brasileiro (80, 82 e 83)
- 1x Libertadores (1981)
- 1x Mundial de Clubes (1981)
- 5x Campeonato Carioca (78, 79, 79 especial, 81 e 86)














